Ciência e TecnologiaCuriosidades

Asteroide passará perto da terra na véspera de natal

0

O natal é uma data mundialmente especial, comemorado por todo o mundo, e como se não bastasse a importância e simbologia da data, esse ano teremos uma asteroide pelas redondezas. O fenômeno é raro, mas quando acontece em véspera de natal se torna ainda mais intrigante, teremos então de presente do bom velhinho um asteroide que passará a 11 milhões de km da terra, a distância pode parecer absurda, mas se tratando do espaço e da sua dimensão dá pra dizer que o asteroide será nosso “companheiro de ceia”.

O amigão não é nenhuma novidade para a NASA, que já faz seu monitoramento desde 2003, quando descoberto. Por esse mesmo motivo, o asteroide foi batizado de 2003 SD220. Ele faz parte de um conjunto de 17 asteroides que são diariamente monitorados por se enquadrarem na lista de ‘alta prioridade’ da organização. Devido o monitoramento é possível descobrir que dia do ano ele estará mais próximo da crosta terrestre. Apesar de ‘perto’ o asteroide passara a uma distancia equivalente a 28 vezes a distancia da terra a lua.

asteroide2015

O dia marcado para a visita inusitada, é 24 de dezembro, curiosamente o asteroide foi descoberto pela ‘The Lowell Observatory Near-Earth Object Search (LONEOS), há 12 anos atrás , no dia 29 de setembro de 2003, e só retornará para o nosso quintalzinho no ano de 2018. Apesar de seu ‘pequeno’ porte: 1.5 milhas ou aproximadamente 2,4 km de comprimento, o asteroide é relativamente lento, o seu tempo médio de rotação é de 1 semana. Mas não precisa se preocupar, a aproximação do asteroide com a terra não implica em nenhum risco ao nosso feriado natalino.

Infelizmente o fenômeno não poderá ser visto a olho nu, apenas aparelhos mais desenvolvidos conseguem captar a sua presença. Mas tudo bem, o importante é a gente saber que tá tudo certo e que coisas incríveis como essas acontecem ao nosso redor!.

9090

O que os apresentadores conversam depois que o jornal acaba?

Artigo anterior

5 objetos que são o sonho de consumo de qualquer barbudo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido