Entretenimento

Fernanda Montenegro é eleita a mulher mais admirada do Brasil

0

O Brasil tem grandes personalidades para se orgulhar, dentre elas, várias atrizes que mudaram o curso não somente da dramaturgia, como da história. Uma delas é a icônica Fernanda Montenegro. A sua importância é tamanha que a atriz foi eleita, pela terceira vez consecutiva, a mulher mais admirada do Brasil.

A pesquisa foi feita pelo Instituto Qualibest ouvindo 1.115 pessoas em todo o Brasil entre os dias 18 e 27 de fevereiro. Nela, se perguntou: “Quem é a mulher brasileira, conhecida publicamente, que você mais admira?”.

Ela traz outras grandes mulheres após a atriz. Em segundo lugar está a cantora Anitta, logo depois vem a atriz Taís Araújo, a apresentadora Ana Maria Braga, a ex-presidente Dilma Rousseff e a primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Fernanda Montenegro

Correio Braziliense

Arlette Pinheiro Monteiro Torres, nome de bastimo de Fernanda Montenegro, está com 92 anos de idade e é uma das celebridades mais aclamadas e renomadas internacionalmente. O prestígio da atriz é tamanho que ela foi celebrada até mesmo pelo escritor Carlos Drummond de Andrade.

“Ela não se preocupa somente em elevar ao mais alto nível sua arte de representar, mas insiste igualmente em meditar sobre o sentido, a função, a dignidade, a expressão social da condição de ator em qualquer tempo e lugar”, escreveu ele.

Embora já seja consagrada no mundo da dramaturgia, sendo chamada de “a grande dama do cinema brasileiro”, Fernanda Montenegro parece ainda estar longe de querer ficar quieta em casa.

Ela continua a ser uma das personalidades brasileiras mais exaltadas. No fim de 2021, a atriz foi eleita uma nova “imortal” da Academia Brasileira de Letras (ABL).

“Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira. Intelectual engajada e sensível leitora do real. Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cênicas. Com ela, adentram, luminosos, tantos personagens que marcaram gerações, passado, presente e futuro”, disse Marco Lucchesi, presidente da ABL.

História

Istoé

Até chegar ao estrelato, o caminho de Arlette Pinheiro Monteiro Torres não foi fácil. Ela nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro, no bairro de Campinho e se alfabetizou em Belo Horizonte.

Fernanda Montenegro começou sua carreira no teatro aos oito anos de idade, quando interpretou um personagem masculino, um militar mais especificamente. Segundo a atriz, em sua autobiografia, ela não ficou nervosa com a situação. Ao invés disso, ela diz que guardou para sempre a sensação de levitar, envolvida numa luz cor-de-rosa, sentindo-se fora do corpo físico.

“Mas não suspeitei de que, um dia, aquele seria o meu ofício. A minha vida”, contou ela.

Antes de chegar à profissão de atriz, ela foi secretária e professora de inglês. A profissão que a consagrou só foi considerada depois de ela ter sido aprovada em um teste para ser locutora e atriz do programa “Radioteatro da mocidade”, da extinta Rádio MEC.

Visão de mundo

GZH

Foi então que ela adotou o seu nome artístico. De acordo com ela, o “Fernanda” tinha um ar de romance do século XIX, e o “Montenegro” foi uma homenagem a um médico da zona Norte do Rio que atendia aos pobres de graça.

Pelo nome artístico vemos toda a generosidade, simplicidade e politização de Fernanda Montenegro. O mais interessante é que, mesmo sendo enaltecida por todos ao seu redor, a atriz ainda se mantém com os pés no chão e ressalta que sempre o seu objetivo é entregar um bom trabalho independente do que possa vir ou não.

“Nunca trabalhei pensando em prêmios. Eu sempre me dediquei para dar conta do meu ofício. Segui o exemplo do meu pai, que foi um modelador mecânico, iniciando-se na profissão durante o período em que viveu num orfanato. O importante é termos amor inarredável pelo que fazemos. Se vier, ótimo. Mereço. Mas, às vezes, mereço e não vem. Não vou parar a minha vida pensando em algo que merecia, mas não ganhei”, pontuou.

Fonte: Correio Braziliense, El País

Imagens: Correio Braziliense, Istoé, GZH

Peixe ”dentuço” e ”chifrudo” chama atenção em praia de São Paulo

Artigo anterior

Ancestral de baleia de quatro pernas é descoberto no Egito

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido