Black Fraude: os piores casos de enganação na Black Friday

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      27/11/14 às 19h25

Sabe aquela história do cara do que tentou comprar um PS3 e recebeu no lugar um coco e uma garrafa de Fanta? Então, o Brasil funciona mais ou menos assim, e se você duvida é só dar uma olhada nessas pérolas do Ebay. Tendo em mente que a Black Friday não é nada menos que uma palavra bonita para "liquidação", aprenda aqui quais são os maiores golpes que você pode levar na hora de achar que está saindo no lucro:

Aumento de preços fantasma

black-friday-brasil-1-2

Para parecer que seus valores são menores, uma tática clássicas utilizadas por muitas lojas dentro e fora da Black Friday é a de mentir sobre seus preços anteriores ou de aumentar os preços bastante alguns poucos meses antes do período de descontos, fazendo parecer que os preços baixaram quando na verdade continuam os mesmos.

Lançamentos de mentira

1177318616_f

Tablets de última geração? Melhores celulares do mercado? Descontos de 200%? Como diz o ditado, "quando o milagre é muito, o santo desconfia", e é mais ou menos isso que vc deveria pensar ao ver "lançamentos" que na verdade foram feitos em 2010 e você esqueceu de reparar.

Gato por lebre

fake-dolce-and-gabbana-store-banana-republic

De volta à Fanta e o coco em troca de um PS3, é comum que gente maliciosa ou até sites mal intencionados enviem produtos errados, "levemente diferentes" das descrições ou simplesmente falsificados. Por isso, tome cuidado de quem você compra e não vá somente atrás de preços baixos: grandes lojas e negócios confiáveis sempre são a melhor opção, especialmente se a compra será feita pela internet. Nessas horas, certificados de compra virtuais e sistemas de seguro de recebimento, como o MercadoPago e o PayPal, são seus melhores amigos.

Contas falsas

mullins_500x410

Outro problema que tem se tornado comum é a falsificação de grandes empresas, como Azul, Gol e Netshoes, que têm seus sites copiados por hackers para darem golpes em compradores desatentos. Por isso, como explicamos, sempre procure o selo de autenticidade da página e verifique se o endereço começa por "https", onde o "s" revela uma conexão segura, que não está sendo vista por terceiros, como o site da Fatos.

Atraso

city-amazon2_2609830b

Pelo grande volume, muitos sites e empresas brasileiras não conseguem atender a própria demanda, então se não receber seu produto no prazo estipulado, vá atrás! Pode ser que você acabe na mão por falta de profissionalismo e bagunça no envio, e não necessariamente mau caráter do vendedor. Apesar de que não é a incompetência uma falta de caráter, também?

 

Cabe lembrar que em 2010 a Black Friday movimentou R$ 3 milhões, em 2012 R$ 424 milhões, o que mostra que esse ano, provavelmente será ainda maior. Apesar disso, o site "Reclame Aqui" recebeu 8,5 mil reclamações a respeito de compras realizadas no período, ou seja: fique esperto!

 

 

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+