Curiosidades

Bruce Lee pode ter morrido por beber água em excesso, diz novo estudo

0

Depois de tantos anos, a morte de Bruce Lee parece ter se tornado menos misteriosa. Pelo menos é o que indica estudos recentes conduzidos por um grupo de acadêmicos da Espanha. A nova teoria é que o excesso de água teria matado o famoso lutador.

O jovem ator e mestre kung fu faleceu com apenas 32 anos em julho de 1973. Sua autópsia revelou apenas um edema cerebral, ou acúmulo excessivo de líquido no cérebro. Mas até então, as causas pareciam misteriosas.

No entanto, tudo mudou quando um grupo de pesquisadores da Universidade Autônoma de Madri, na Espanha, publicou uma nova teoria no Clinical Kidney Journal.

Nele, os acadêmicos trazem a ideia de que a morte do Bruce Lee teria sido causada por beber água demais. Isso teria sobrecarregado os rins dele, levando a uma outra condição, chamada hiponatremia. Esse quadro impede que os rins eliminem corretamente o excesso de água ingerida.

Essa teoria foi proposta com base em uma análise de informações disponíveis ao público, como os laudos médicos e relatórios passados.

Para os especialistas, Bruce Lee tinha “vários fatores de risco” que contribuiriam para essa condição, como a ingestão crônica de líquidos, uso de psicotrópicos que aumentam a sede, como maconha, e uso de elementos que diminuem as funções dos rins.

O combo fatal

Isso acontece, por exemplo, com medicamentos que comprometem a secreção do hormônio antidiurético e interferem nos mecanismos de excreção de água nos túbulos renais.

Segundo a pesquisa, algumas indicações mostram possíveis influenciadores, como medicamentos prescritos, inclusive anti-inflamatórios não esteroides, opioides e antiepilépticos, assim como bebidas alcoólicas e excesso de exercícios.

Ou seja, Bruce Lee seria o conjunto perfeito para essa condição aparecer, especialmente pelo consumo de drogas e medicamentos, alimentação rica em proteínas e alta ingestão de água durante uma rotina intensa de exercícios.

Esse desequilíbrio no organismo do ator gerou uma dinâmica fatal, chamada homeostase dos líquidos corporais, levando ao edema cerebral que o matou.

Quem foi Bruce Lee

Via Biography

Bruce Lee foi um mestre de artes marciais, professor, ator e diretor de cinema, conhecido como o artista marcial mais influente de todos os tempos, e um ícone da cultura pop do século XX.

Ele ficou conhecido por sua filmografia com títulos como ‘A Fúria do Dragão’ (1972), ‘Operação Dragão’ (1973) e ‘O Dragão Chinês’ (1971).

Além disso, também foi um dos pilares para a mudança dos estilos de artes marciais no Ocidente, criando o que seria a base do jiu-jitstu americano, posteriormente.

Bruce Lee era conhecido por ser um instrutor paciente e inspirador. Uma das suas frases mais famosas foi: ‘seja água, meu amigo’. Ela dizia para sermos maleáveis e transparentes, calmos, mas agitados quando necessário.

Isso se torna irônico com a nova teoria da sua morte, uma vez que o excesso de água parece ter matado o artista marcial mais famoso de todos os tempos.

Morte de Bruce Lee tinha outras teorias

Embora os estudos pareçam verídicos, existiam outras teorias que rondavam a morte de Bruce Lee.

Muitas pessoas acreditavam na conspiração de que ele teria sido assassinado pela máfia chinesa. Isso por conta da sua história de transgressões juvenis e o envolvimento com artes secretas orientais.

Além disso, outra hipótese trazia a teoria de que ele teria morrido pelo “toque da morte”, um movimento das artes marciais que levaria alguém a óbito depois de a vítima levar o golpe.

Agora, a teoria do excesso de água também parece uma conspiração. Entretanto, os pesquisadores se basearam em laudos e documentos disponíveis online para todas as pessoas conferirem.

Seja como for, a morte de Bruce Lee continuará sendo um mistério, e lamentada por todos os fãs de seus filmes, ensinamentos e filosofias de vida, que inspiraram gerações.

 

Fonte: Revista Monet

Imagens: Biography

Wandinha: por que a personagem não pisca na série? Netflix responde!

Artigo anterior

Justiça condena homem que recebeu pix errado da Globo por ficar com dinheiro

Próximo artigo