• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Buraco negro encontrado recentemente teria a massa de 40 bilhões de sóis

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      07/08/19 às 14h49

Os buracos negros podem, literalmente, ter dimensões inimagináveis. Mas existe uma classe especial deles que são tão grandes, que seria difícil para nosso cérebro conceber seu real tamanho. Agora, os astrônomos parecem ter encontrado um buraco negro cuja massa é de cerca de 40 bilhões de vezes a do sol.

Ele fica localizado no centro de uma galáxia, chamada Holmberg 15A. Sendo esta uma galáxia elíptica supergigante, situada a cerca de 700 milhões de anos-luz de distância, que, por sua vez, fica no centro de um aglomerado de galáxias chamado Abell 85. A nova descoberta é um dos maiores buracos negros já encontrados. Sendo este o maior já encontrado pelo rastreamento do movimento das estrelas ao seu redor.

Cientistas realizaram alguns cálculos prévios se baseando na dinâmica da galáxia e do aglomerado. O que estimava o buraco negro como tendo até 310 bilhões de vezes a massa do Sol. Porém, estas eram medições indiretas do Holmberg 15A. Uma nova pesquisa, submetida ao The Astrophysical Journal, e que aguarda revisão, marca a primeira medição direta do buraco negro.

"Usamos modelos de Schwarzschild com eixo de órbita para analisar a cinemática estelar de Holm 15A a partir de novas observações espectrais de campo amplo e alta resolução obtidas com o MUSE no VLT, encontramos um buraco negro supermassivo (BNS) com uma massa de (4.0 ± 0.80) × 1010 massas solares no centro de Holm 15A ", escreveram os pesquisadores em seu artigo. "Este é o buraco negro mais massivo com uma detecção dinâmica direta no Universo local", consta no material.

Holm 15A *

Ele só não é o buraco negro mais massivo já encontrado, devido ao quasar TON 618, o qual aparentemente é um buraco negro com 66 bilhões de vezes da massa do Sol. O que foi baseado em medições indiretas. Porém, o Holm 15A*, como também é chamado, está lá em cima. Com seus 40 bilhões de massas solares. Devido a toda essa massa, seu horizonte de eventos (também conhecido como raio de Schwarzschild seria enorme. Englobando as órbitas de todos os planetas do Sistema Solar.

Com a massa do Holm 15A* seu raio de Schwarzschild seria em torno de 790 UA. Tentar imaginar algo desse tamanho dá um nó em nosso cérebro. E isso é ainda maior do que as medidas, sugeridas pelos pesquisadores anteriormente. O que explicaria porque a massa desse buraco negro foi tão difícil de ser determinada por métodos indiretos.

"O BNS da Holm 15A não é apenas o mais massivo até hoje, é também de quatro a nove vezes maior que o esperado, dada a massa estelar protuberante da galáxia e a dispersão da velocidade estelar da galáxia", escreveram os pesquisadores. "Descobrimos que as massas de buracos negros em galáxias tubulares, incluindo a Holm 15A, estão em escala inversa com o brilho da superfície estelar central e densidade de massa, respectivamente".

Agora, os cientistas se concentram em estudar mais afundo o buraco negro, realizado uma modelagem mais complexa e detalhada. O que ajudaria na possível descoberta de como ele teria se formado. O que poderia ajudar na descoberta de outros buracos negros ultramassivos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+