• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 perguntas sobre o nosso sistema solar respondidas

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      06/08/19 às 19h03

O Sistema Solar é formado pelo Sol e mais 1.700 corpos celestes menores, entre cometas, asteroides e os planetas com seus satélites. Nosso sistema solar, fica em um dos espaços da Via-Láctea, sendo formado pela estrela solar e por tantos outros corpos celestes ao seu redor. Destes, podemos citar a lua, asteroides, planetas e seus satélites, junto de tudo aquilo que estiver presente no espaço sideral.

Muitas são as dúvidas dos cientistas e pesquisadores a respeito do nosso Sistema Solar. O fato é que, por todo o seu conjunto ele nos proporciona viver em harmonia. Ele suporta a vida na Terra e é relativamente seguro, pelo menos até o momento. Mas se algumas coisas acontecessem pode ser que essa realidade mudasse. Mostramos algumas aqui.

1 - Se Júpiter não existir mais

Segundo os astrônomos, esse planeta gasoso protege a Terra de todas as pedras e bolas de gelo, que ficam flutuando no espaço. Então, se Júpiter desaparecesse por algum motivo, a vida na Terra estaria condenada.

É possível imaginar que Júpiter seja como um grande aspirador de pó, e seu campo gravitacional sugue uma tonelada de detritos, que são perigosos vindos dos cinturões de cometas, que cercam nosso sistema solar.

Mesmo que Júpiter lance vários pequenos detritos na Terra, ele desvia ou absorve vários dos maiores asteroides e cometas. Sem ele, nosso planeta seria bombardeado por asteroides e cometas muito maiores.

2 - Se a lua explodisse

Se por algum motivo, a lua explodisse os pedaços dela entrariam em órbita. Mas esses pedaços não ficariam parados em um só lugar, eles nos matariam. Os pedaços da lua começariam a colidir com outros praticamente imediatamente. E iriam se quebrar em pedaços cada vez menores.

Essa reação é chamada de síndrome de Kessler, na qual os detritos espaciais se esmagam em toda uma nuvem de pedaços mortais, se fechando ao redor da Terra. Nosso planeta seria cercado por pedaços de lua em pouco tempo, e seria impossível viajar com segurança no espaço sem ser despedaçado pelas rochas.

Alguma hora, a Terra iria puxar os escombros para dentro e toda a vida terminaria em uma chama de fogo.

3 - Se a Terra parasse de girar

Os oceanos ficam onde estão por causa da força centrífuga, que é causada pelo movimento angular e gravidade do nosso planeta. Sem isso, os oceanos iriam para os polos. Os oceanos se moveriam para os polos e levariam toda Terra existente.

A maioria de nós também não sobreviveria aos ventos supersônicos de 1000 mph. E, eventualmente, o ar iria se estabelecer de forma mais densa nos polos do que no Equador. Se a Terra parar de girar, toda vida no planeta está condenada.

4 - Se acontecesse uma grande tempestade solar

As tempestades solares são erupções de radiação, plasma e partículas de alta velocidade. E uma delas era grande o suficiente e conseguiria aniquilar a vida moderna na Terra. Além do que nossa tecnologia também seria danificada.

Se a tempestade fosse causada por uma ejeção de massa coronal, que é uma grande parte das camadas de plasma externas, sendo arrancadas do sol e colidindo com a Terra, a rede eletrônica seria sobrecarregada e falharia. E um grande problema seria a destruição de nossos satélites.

5 - Se uma supernova explodisse perto de nós

As supernovas grandes o suficiente poderiam causar vários problemas para a Terra. E o maior perigo não é a explosão em si, mas sim a radiação que vem da supernova. Quando elas explodem, elas emitem vários raios gama.

Se uma grande explosão desses raios atingisse a Terra eles tirariam a camada de ozônio que nos protege da radiação solar. Essa explosão não nos mataria instantaneamente, mas sem nossa camada de ozônio nós seríamos fritos pela radiação do sol. Isso causaria uma extinção em massa no nosso planeta.

6 - Se o sol fosse quatro bilhões de anos mais velho

O sol não vai durar para sempre, mas se ele fosse quatro bilhões de anos mais velho, isso destruiria completamente a vida na Terra. Atualmente, ele está em seu ponto principal da vida. Mas, em quatro bilhões de anos, ele começará sua espiral da morte e se transformará em uma estrela massiva.

Quando isso acontecer, o sol se expandirá para um tamanho gigantesco. E Mercúrio e Vênus serão engolidos e a Terra também, provavelmente, irá. E mesmo que o sol não engula a Terra, o gigante certamente fará a vida na Terra impossível. A Terra seria assada com a superfície do sol, muito perto de nós.

7 - Sem gigantes gasosos

Esses planetas não são apenas planetas bonitos. Eles realmente fizeram a vida acontecer na Terra. Eles podem ter criado condições perfeitas para micróbios subterrâneos sobreviverem na Terra, durante milhões de anos. E assim, começar a vida, no nosso planeta. Sem os gigantes gasosos à vida na Terra nunca existiria.

Próxima Matéria
Via   Grunge  
Imagens Grunge
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+