Curiosidades

Cachorro manca para imitar dono e viraliza

0

Após quebrar o tornozelo em um acidente que ocorreu no ano passado, Russell Jones, que é natural de Londres, no Reino Unido, teve que usar muletas por conta da perna engessada. Tragédias à parte, o engraçado, aqui, é que Jones, enquanto se recuperava do acidente, se viu obrigado a gastar cerca de £ 300 – aproximadamente R$ 2.217 – com um veterinário local porque seu cachorro, Bill, sem mais nem menos, começou a mancar.

Depois que Jones levou o cachorro ao especialista, ele descobriu que não havia nada de errado com o animal. Seu cachorro, basicamente, começou a imitá-lo. Ao que tudo indica, o esperto Bill estava, simplesmente, demonstrando solidariedade.

O cachorro que manca

Russel percebeu que o cão começou a mancar durante um dos rotineiros passeios com o animal. Em uma ocasião, enquanto o pet mancava pela casa, a parceira de Jones, Michelle, notou que o cachorro estava copiando o dono. Incrédulo, Jones decidiu levar Bill ao veterinário. O Inglês gastou mais de dois mil reais com a consulta e exames. Felizmente, o raio-x da patinha do cão não apontou nada.

“Basicamente, tudo começou um dia depois do acidente. Enquanto eu mancava pela casa, Michelle percebeu que ele estava me copiando. Obviamente, não acreditei. Achei que ele poderia ter se machucado, algo assim… Como estava preocupado, entrei em contato com o veterinário local”, disse Jones ao programa This Morning, da ITV. “Eu marquei uma consulta, levei Bill e, depois que ele foi atendido, disseram que não conseguiam encontrar nada de errado. Quando chegamos em casa e ele começou a mancar novamente, acreditei em Michelle. Ela até filmou o momento”.

O vídeo em que aparecem Russel e Bill mancando durante uma caminhada tornou-se viral nas redes sociais. A maioria dos usuários expressaram surpresa por meio de comentários. “Ele está copiando você… Isso é brilhante! Mas saiba que a conta do veterinário também pesou no meu bolso”, comentou um determinado indivíduo. “Ele está demonstrando uma certa solidariedade por você! Desejo uma recuperação rápida para vocês dois”, escreveu outro.

Animais que imitam o dono

Conforme aponta uma publicação da BBC, “os cães têm vivido com o homem há mais de 30 mil anos”. De acordo com a cientista Iris Schoberl, da Universidade de Viena, a convivência influencia certos mecanismos de imitação, tanto por parte dos donos como dos cachorros.

Publicado na revista científica online PLOS ONE, o estudo coordenado pela cientista revelou também que o ser humano se mostra mais influente do que o cão.

“Nossos resultados comprovam aquilo que vemos na prática: os cães e seus donos são pares sociais e influenciam um ao outro na maneira como lidam com o estresse”, disse a cientista em entrevista à BBC.

Para Schoberl “os cachorros são extremamente sensíveis aos estados emocionais dos seus donos” e, por esse motivo, podem, perfeitamente, imitar tanto suas emoções como gestos. Conforme aponta a pesquisa, os cachorros são capazes de captar a informação emocional advinda dos donos e, em seguida, ajustar seu comportamento de acordo com a mesma.

Os gatos, acreditem ou não, podem ter o mesmo comportamento. De acordo com outra pesquisa publicada pela PLOS ONE, os bichanos também tendem a copiar o comportamento de seus tutores. A constatação veio após os cientistas analisaram três mil entrevistas com donos de gatos.

A pesquisa, de acordo com o portal de notícias Metrópoles, revelou também uma gama dos traços que, possivelmente, são mais comuns entre os gatos: extroversão, amabilidade, abertura, consciência e neurose.

Caçadores de ETs detectam estranho sinal de rádio

Matéria anterior

7 coisas sobre o Capitão Pátria que são melhores nos quadrinhos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar