Curiosidades

Calendário astronômico de março tem lançamento de astronautas e eclipse lunar

0

Uma coisa que ninguém pode questionar é a beleza do universo e os fenômenos que acontecem nele. Anualmente, milhares de eventos astronômicos acontecem, como por exemplo, as fases da lua, chuvas de meteoro, eclipses, ocultações, oposições, conjunções e outros eventos interessantes. Alguns deles podem ser vistos a olho nu, enquanto outros somente com a ajuda de telescópios, ou então apenas por astrônomos profissionais.

Felizmente, existe uma grande variedade de eventos astronômicos para serem observados. E vários deles acontecem todos os anos, tendo meses que são mais contemplados que outros nesse quesito. E março tem vários deles.

Um exemplo das coisas que irão acontecer em março é a decolagem do foguete Falcon 9, da SpaceX, que está programado para acontecer no domingo dessa semana, dia 3. Ele irá rumo à Estação Espacial Internacional e levará uma equipe de quatro astronautas a bordo da missão chamada Crew-8.

Além disso, março também irá ter vários fenômenos astronômicos naturais, sendo o destaque um eclipse lunar penumbral. Com relação a esse fenômeno, o melhor é que ele poderá ser visto do nosso país.

Com relação às datas e horários do calendário astronômico desse mês, elas têm como referência um observador que estaria em Brasília. Por conta disso, elas podem variar um pouco, dependendo de onde a pessoa mora.

Calendário astronômico de março

Olhar digital

3 de março – acontecerá o lançamento da missão Crew-8. Depois de um adiamento por conta do mau tempo, a SpaceX e a NASA fizeram o anúncio que tem o objetivo de fazer o lançamento dos astronautas no domingo à 1h16 da manhã.

10 de março – chegada da lua nova às 6h da manhã. Essa será a melhor época do mês para observar objetos fracos, como por exemplo, as galáxias e aglomerados estelares porque a luz da lua não existe para interferir.

20 de março – acontecerá o equinócio de março às 00h06. Nesse dia, o dia e a noite são iguais e depois dela as noites começam a aumentar conforme os dias vão passando. No hemisfério sul, isso é chamado de Equinócio de Outono, enquanto que no hemisfério norte ele recebe o nome de Equinócio de Primavera.

25 de março – acontecem a lua cheia e o eclipse lunar penumbral. O nosso satélite natural chega à sua fase cheia às 4h da manhã, e isso irá acontecer em meio ao eclipse lunar penumbral. Esse fenômeno está previsto para acontecer  entre 1h53 e 6h32. Ele será visível de qualquer lugar onde a lua esteja acima do horizonte, como por exemplo, nas Américas, Antártica e nordeste da Rússia.

Para quem não sabe o que é um eclipse penumbral, ele acontece quando a lua passa na parte externa da sombra do nosso planeta. Isso também mostra que o Sol, a Terra e Lua vão estar praticamente alinhados na ordem certa para um eclipse. Contudo, esse alinhamento não é perfeito, por isso que a Lua ficará embaixo da sombra que se conhece como penumbra.

Embora o nosso planeta esteja posicionado entre a Lua e o Sol, a luz solar não irá chegar até nosso satélite natural, mas ainda existirá luminosidade suficiente para que uma sombra mais ou menos escura seja criada. Justamente por isso que esse eclipse penumbral pode não ser tão fácil de ser percebido, mesmo com a Lua perdendo parte do seu brilho normal.

Um ponto importante é que o eclipse penumbral é diferente do parcial. No primeiro caso, existe a penumbra da Terra sobre a superfície da Lua, já no segundo caso, parte da superfície lunar está mergulhada umbra, o que é a sombra mais escura da Terra. Por conta disso, o parcial é mais fácil de ser notado do que o penumbral.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital

Esses remédios te colocam em risco ao volante. Saiba quais são

Artigo anterior

RJ registra primeiro caso de Febre Oropouche. Conheça essa doença

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido