História

Cavalos de guerra medievais eram pôneis

Cavalos medievais - Pônei
0

Graças aos filmes e demais produções que tivemos contato nos últimos tempos, conseguimos obter uma ideia de como eram as épocas medievais. As imagens que temos é de cavaleiros trajados com roupas exuberantes, princesas com vidas luxuosas, banquetes gigantes com os melhores pratos e uma dramaticidade que envolve tudo.

Contudo, parece que isso não passa de uma construção. Isso porque um estudo realizado na Inglaterra afirma que há evidências de que um pequeno detalhe foi diferente do que pensávamos.

Sendo assim, imagine uma cena de batalha medieval. Com certeza você pensou em um cavaleiro corajoso montado em um cavalo gigante e forte. A notícia é que talvez o cavalo era bem menos imponente. Na verdade, era do tamanho do nosso pônei moderno.

O jornal The Guardian noticiou um estudo novo de uma equipe de pesquisadores, orientados por arqueólogos da Universidade de Exeter. Assim, publicaram no Jornal Internacional de Osteoarqueologia recentemente.

Na pesquisa, dizem que há na “cultura popular uma percepção enraizada de que cavalos medievais eram gigantes e poderosos”, mas que essa percepção é “altamente debatida” entre os estudiosos da área. Dessa forma, para resolver a questão, os arqueólogos investigaram a maior base de dados sobre ossos de cavalos ingleses.

Cavalos medievais

Cavalos medievais - Pônei

Reprodução

Nessa base de dados, há 1.964 ossos de 171 sítios arquelógicos diferentes datados entre o quarto e o 17º século. Dessa forma, usando essa base de dados, com amostras de cavalos modernos, conseguiram encontrar padrões de tamanho e formato entre os cavalos medievais.

Conseguiram, principalmente, identificar como a estrutura óssea mudou com o tempo de acordo com o papel que tinham, seja doméstico ou militar. Alan Outram, professor de arqueologia da Universidade de Exeter, conta que as coisas não são como pareciam ser.

Então, a maior parte dos cavalos medievais eram surpreendentemente pequenos. Contudo, existiam poucos que eram maiores como nos filmes. Assim, o tamanho médio era de 1,5 metro do chão até os ombros. Isso é o tamanho de um pônei! Talvez seja melhor abaixar um pouco as nossas expectativas sobre a grandiosidade das guerras medievais.

Pesquisa mostra que animais podem rir

Matéria anterior

A bateria que pode fornecer energia por 28 mil anos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos