• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Por que a bússola aponta para o norte? Como usar uma bússola para não se perder?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      13/03/15 às 19h56

A bússola é um instrumento usado para orientação. Existem diversos tipos de bússola, com formatos e tamanhos diferentes. Cada uma delas é pensada para atender uma necessidade diferente de quem a utiliza.

Algumas são usadas em navios e aeronaves, outras são próprias para excursionistas ou amantes de trilhas ecológicas. No entanto, independente do tipo, todas elas têm uma coisa em comum: apontam para o norte.

bbusola

Por que isso acontece? A bússola aponta para o Norte porque a Terra forma uma espécie de imã que exerce força de atração nessa direção. E isso não é novidade, desde a antiguidade já se sabia que uma agulha imantada e suspensa por seu centro de gravidade apontava sempre em uma única direção.

Provavelmente a descoberta foi feita pelos chineses, por volta do ano 1100, para se orientarem durante as viagens marítimas. Foi apenas cinco séculos depois que o médico William Gilbert verificou que quando uma agulha imantada é aproximada de uma esfera magnética a agulha se orientava de forma parecida com o que acontecia com a superfície da Terra.

A partir desse fato, foi possível deduzir que a Terra funciona como uma grande imã e que o seu campo magnético se orienta na direção que conhecemos como Norte-Sul.

Como usar?

bússola 2

Antes de mais nada, é preciso saber que a bússola não pode ser usada dentro de um carro ou próxima a objetos metálicos ou de circuitos elétricos.

Para usá-la basta segurar a bússola na horizontal e apontar a seta de direção, linha de fé,  para o lugar onde você deseja ir. Por exemplo, se você quiser ir em direção a uma montanha, gire o anel graduado até a seta do mostrador, ou seja a seta guia, esteja alinhada com a parte vermelha da agulhas magnética.

Depois disse anote o valor do azimute, que é o ângulo que aprece ao pé da linha de fé. Tudo isso mantendo a bússola na horizontal e a agulha magnética com o norte do mostrador. Então siga na direção indicada pela linha de fé.

No caminho de volta, apenas mantenha o mesmo valor do azimute, aquele que você anotou antes. Aponte a linha de fé para você mesmo e gire o seu corpo até que a parte vermelha da agulha fique alinhada outra vez com a seta-guia.

Aí, é só avançar na direção oposta àquela indicada pela linha de fé.

bussola-partes

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+