• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

6 fotos mentirosas que rolam na internet e todo mundo acredita

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      10/10/14 às 21h24

Hoje em dia é difícil encontrar por aí imagens que sejam completamente verdadeiras. Mesmo nas redes sociais as fotos acabam passando por um tratamento, mesmo que seja mínimo, como filtros, alterações de brilho, contraste e assim por diante. A gente sabe disso e já se acostumou com esse fato.

Acontece, no entanto, que inúmeros outros imagens que circulam na web são completamente mentirosas e, mesmo assim acabam enganando um monte de gente. Na matéria de hoje você vai conhecer alguns exemplos assim, que chegaram mesmo a ser compartilhados por centenas de pessoas em todo o mundo. (Confira também as 9 maiores mentiras contadas na internet).

Veja, na seleção que fizemos, alguma dessas fotos mentirosas que todo mundo acaba acreditando que são verdadeiras:

1. As nuvens do Monte Fuji

1

Nuvens como essas, da foto da esquerda seriam muito bonitas de se ver se fossem verdadeiras. Mas, claro, essas aí são apenas um bom trabalho de Photoshop. A foto real, da esquerda, mostra como a nuvem no Monte Fuji se parece. É leal, mas não tanto, nós sabemos.

2. Os fundadores da Harley-Davidson

2

No início de 1900, William Harley e Arthur Davidson e muitos membros da família se uniram em Milwaukee para criar uma das empresas mais icônicas do século 20, a Harley-Davidson. Mas é a foto acima, que todo mundo conhece como sendo dos fundadores, não está correta. Esses são apenas dois admiradores das motos produzidas HD. Já a foto que você pode ver abaixo, tirada em 1924, mostra realmente os fundadores da empresa.

3

3. Heart River (Rio Coração) da Dakota do Norte

4

Apesar de realmente existir esse rio nesse estados norte-americano, a verdade é que ele não tem esse formato, que já circulou inúmeras vezes na internet. Essa imagem foi criada por um estúdio de arte digital, provavelmente para alguma campanha.

4. "nibus espacial rompendo as nuvens

6

Apesar de ser bem convincente, a primeira foto é fake! Ela foi criada por Richard Silvera e se trata da junção de suas imagens. A segunda, menos impressionante, é a real e mostra o ônibus espacial Challenger, ainda no chão, em novembro de 1982.

5. Picnic na rodovia americana

7

Corre na internet essa foto, de um suposto picnic no meio de uma rodovia dos Estados Unidos, em 1973. Nessa época a crise do petróleo no país estava detonando com a vida dos motoristas, tinha que enfrentar filas quilométricas devido à escassez do combustível. Assim, eles teriam resolvido protestar dessa forma inusitada.

Mas, a bem da verdade, o contexto dessa foto está errado. Registros históricos apontam que a imagem é holandesa, durante um evento chamado "Domingo sem carros". Mas a data, pelo menos, está correta: ela foi feita em 1973, realmente na crise do petróleo. Abaixo você vê outra foto do evento:

8

6. Meteoro sobre o Stonehenge

9

Não, a foto da esquerda não é real. Ela é resultado da junção de duas fotos: uma que realmente mostra o Stonehenge e outra, que mostra um meteoro real, que passou por Oklahoma, em 2008 (como você vê na imagem da direita).

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+