Curiosidades

Células escondidas nos pulmões podem reverter os efeitos do tabagismo

0

Cada vez mais pessoas adotam o hábito de fumar. Alguns optam pelos famosos narguilés, outros vão para o charuto, os cigarros tradicionais, ou cigarro eletrônico. Independente da forma, o tabagismo é ruim para a saúde. Contudo, uma nova descoberta de células escondidas nos pulmões podem ser uma boa notícia para os fumantes.

De acordo com os cientistas, esses novos tipos vistos nas ramificações dos pulmões humanos têm um papel vital para manter o sistema respiratório funcionando. Além disso, essas células podem também ser importantes para os novos tratamentos na reversão dos efeitos de doenças relacionadas ao tabagismo.

Elas são conhecidas como células secretoras da vias aéreas respiratórias (RAS), e podem ser encontradas nos bronquíolos, que são pequenas passagens ramificadas dos pulmões.

Células

Olhar digital

Segundo o estudo, as células RAS são parecidas com as células tronco, já que são capazes de reparar algumas células alveolares danificadas. No estudo, os pesquisadores usaram camundongos para estudar modelos do sistema respiratório humano. Com isso, eles descobriram a existência das células RAS.

Depois da descoberta, para entender melhor as diferenças em níveis celulares, eles coletaram amostras de tecidos pulmonares de doadores humanos saudáveis para conseguir analisar os genes dentro das células individuais.


“Já se sabe há algum tempo que as vias aéreas do pulmão humano são diferentes das dos camundongos. As tecnologias emergentes só nos permitiram recentemente amostrar e identificar tipos de células únicos”, disse o autor sênior da pesquisa Edward Morrisey, professor da Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia.

Estudo

Exame

Os pesquisadores encontraram esse tipo também em furões. Isso é bom, visto que o sistemas respiratório deles são mais parecidos com o dos humanos do que o dos camundongos.

Por conta dessas descobertas, os pesquisadores suspeitam que a maioria dos mamíferos com um tamanho igual ou maior do que os furões também tenham as células RAS nos seus pulmões.

Essa descoberta é importante porque as células RAS têm duas funções principais nos pulmões. Elas secretam moléculas que mantêm o revestimento fluido ao longo dos bronquíolos e sua outra função é poder agir como células progenitoras para as alveolares tipo 2 (AT2). Com isso, elas desempenham um papel fundamental no combate a doenças relacionadas ao tabagismo, como por exemplo, a doença pulmonar que obstrui as vias aéreas (DPOC).

Tabagismo

Clínica Meitan

Embora essa descoberta seja bastante promissora, isso não pode ser um “incentivo” para que as pessoas continuem com hábitos que lhes fazem mal apenas porque existe uma maneira que possivelmente reverta os danos causados pelo vício.

Vício nenhum é bom, principalmente se ele te prejudica de alguma forma. Mesmo os vícios “inocentes” são muito prejudiciais, porque tudo em excesso faz mal, ainda que minimamente.

O cigarro, por exemplo, é um vício mortal. Prejudica a saúde e quanto maior o tempo de uso, maiores são as chances de que isso traga grandes problemas para a vida do fumante. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma em cada cinco pessoas no mundo fuma.

Felizmente, existem cada vez mais evidências de formas de como conseguir parar com esse hábito e ser bem sucedido. De acordo com a ciência, o apoio para parar de fumar aumenta as chances de a pessoa realmente parar de fazê-lo. Esse aconselhamento a respeito de como parar de fumar é feito por profissionais de saúde e consultores.

Mais de 300 estudos e mais de 250 mil pessoas mostraram que ter aconselhamento para parar de fumar aumentou as chances do abandono do vício.

Uma outra forma de parar com o tabagismo é através da terapia conhecida como NRT, ou terapia de reposição de nicotina. Ela tem sido usada de forma segura para ajudar as pessoas que querem parar de fumar há décadas. Ela pode ser prescrita por profissionais da saúde. Contudo, em vários países, ela está disponível para ser comprada sem receita nos supermercados ou farmácias.

Estudos mostram que usar duas formas de NRT aumentam as chances da pessoa parar de fumar. Principalmente se uma das formas for o adesivo e a outra forma ser chiclete, sprays ou pastilhas.

O importante é parar com o tabagismo e não contar com células que possam reparar os efeitos malignos que ele causa nos pulmões.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, Exame, Clínica Meitan

Microplásticos são encontrados em pulmões de pessoas vivas

Matéria anterior

Por que as casas nos EUA são de madeira?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos