Curiosidades

Por que as casas nos EUA são de madeira?

0

Poucos lugares são mais seguros do que as nossas casas. O conforto do lar faz com que não nos preocupemos com o mundo lá fora e muitas vezes nos guarda melhor do que qualquer lugar. Por esse motivo, as pessoas costumam investir bastante em suas casas.

Existem as pessoas que preferem morar em uma casa, na cidade, com o máximo de segurança possível, com cercas elétricas, câmeras de segurança e até animais protetores. Por outro lado, existem as pessoas que preferem condomínios, sejam eles verticais ou horizontais, visando mais segurança.

Seja qual for o tipo de casa, uma coisa todas têm em comum: elas têm que ser construídas antes. Contudo, em cada parte do mundo as casas podem ser construídas de formas diferentes.

Casas americanas

Light steel frame

Por exemplo, no EUA, as casas vistas por lá têm um estilo bem diferente das casas vistas aqui no Brasil. Claro que além da diferença dos países existe também uma diferença no material que é usado na construção dessas casas. Nos EUA, por exemplo, as casas são feitas de madeira.

Embora as construções de madeira deem um ar rústico e aconchegante para as casas, existe uma outra razão pelo uso desse material. O primeiro ponto a se entender é que as casas nos EUA não são feitas totalmente de madeira. A parte externa delas é feita de blocos, já a parte interna é feita de drywall. E os sobrados, por exemplo, têm madeira apenas nos pisos de cima.

No entanto, o uso da madeira é grande, e o jeito de construir mais comum nos EUA é o chamado Wood Frame, que utiliza placas estruturais de madeira pinus. Mas, obviamente, existe um motivo para as casas dos EUA serem de madeira.

Motivos

Cimentoitambe

Dentre eles, o principal está relacionado à facilidade de se encontrar o material no país. Isso faz com que o custo dele seja mais baixo. Além disso, com o método wood frame é possível construir uma casa grande em um curto período de tempo. Isso faz com que o custo com a mão de obra seja menor e a construção em si seja mais simples e com menos dores de cabeça.

Um outro ponto importante, principalmente para os EUA, é que por conta da madeira ser um material flexível e fácil de remodelar, ela é uma boa opção para as casas que estão em lugares onde acontecem tornados e terremotos, visto que se esses desastres naturais destruírem a casa é mais fácil reconstruí-la. Sem contar que a madeira também não racha como a alvenaria.

Por último, mas talvez o motivo mais óbvio, é por conta da madeira ter um potencial de aquecimento bem grande. O material é um bom condutor de calor, característica que é muito importante nos lugares onde o inverno é rigoroso. Até mesmo os aquecedores são mais eficientes nas casas de madeira.

Casas brasileiras

Triider

Tudo isso justifica o motivo das casas nos EUA serem feitas de madeira. Mas você já se perguntou por que no Brasil esse material também não é usado? O principal motivo é cultural, já que os portugueses trouxeram o seu estilo arquitetônico para nosso país quando o colonizaram. Assim, as casas eram feitas com estruturas fortes e duradouras.

Além desses dois países, vemos que o conceito de “conforto” varia bastante de cultura para cultura. Por conta disso, podemos facilmente estranhar algumas coisas de casas fora da nossa realidade. O que costumamos ver como algo agradável em um lar por aqui pode ser visto como desconfortável em outro país. Por conta disso, até mesmo a observação das construções pode nos mostrar o quão diverso o mundo é, e como cada cultura se comporta quando o assunto é o lar para as pessoas.

Fonte: Vitoria realty 

Imagens: Light steel frame, Cimentoitamble, Triider

Células escondidas nos pulmões podem reverter os efeitos do tabagismo

Artigo anterior

Conheça a história do táxi

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido