Chocante! Veja 7 drogas ilegais que podem ser usadas como remédio

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      26/09/14 às 01h19

Mesmo proibida e usada por muita gente para  "dar uma chapada", a maconha não é de todo uma vilã. A erva tem seus potenciais favoráveis à saúde e, em alguns lugares,  é usada em remédios, especialmente por seus incríveis talentos para aliviar a dor. (Clique aqui para descobrir um outro "santo remédio" para a saúde).

Pode parecer estranho falar assim de uma planta tão mal vista por grande parte do mundo, mas o caso é que assim como a Cannabis, outras drogas ilegais também contam com potenciais medicinais e podem ser usadas, de inúmeras formas, em tratamentos médicos. Na lista que preparamos abaixo você vai poder conferir 7 outras substâncias ilegais que também podem ser usadas como medicamentos.

Confira quais são essas drogas e para quê tipo de doenças elas podem ser usadas:

1. LSD

1

Pouca gente sabe, mas houve uma época em que a comunidade médica dos Estudos Unidos já se interessou pelo LSD e suas propriedades medicinais. As pesquisas nessa área foram feitas nos anos 50 e mostraram que essa droga é eficiente no tratamento contra o alcoolismo em até 50% dos casos. Durante os anos 60, por exemplo, o LSD - em pequenas doses, insuficientes para criar alucinações - também foi usado para aliviar dores crônicas na psicoterapia. Um outro exemplo mais recentemente de testes com a substância foi realizado em Harvard, para tratar pacientes com enxaquecas.

2. Cogumelos mágicos

2

Assim como o LSD, o tais cogumelos mágicos também se são ótimos no tratamento de enxaquecas. Se administrado em quantidades controladas, eles podem diminuir a frequência das crises e foram comprovados até casos em que pacientes ficaram até seis meses sem sofrer dores.

3. Ecstasy

3

Não dava nem para imaginar uma coisa dessas, mas especialistas garantem que o componente que deixa os usuários eufóricos pode ser usado no tratamento de distúrbios de ansiedade e de casos de estresse pós-traumático. A substância também já se mostrou eficiente na redução dos sintomas de Parkinson, liberando serotonina no organismo.

4. Cocaína

4

Essa substância, por mais improvável que pareça, já foi usada na composição de medicamentos; antes mesmo de seu potencial alucinógeno e destrutivo ser descoberto. A cocaína, por exemplo, era considerada um remédio milagroso, que poderia ser usada para curar alcoolismo e febres. Em alguns lugares, por exemplo, a substância ainda é usada como anestésico para cirurgias nos olhos, no nariz e na garganta.

5. Heroína

5

Pasmem! Esse é considerado um dos analgésicos mais eficientes do mundo! Mesmo hoje em dia, com todo avanço da medicina, a heroína ainda é usada para tratar dores extremas, no caso de pacientes com câncer nos ossos, por exemplo.

6. Ketamina

6

O "K especial", como também é chamado, se trata de um tranquilizante de animais super potente. Mas, mesmo com sua função veterinária, a substância já se mostrou eficiente no tratamento da depressão, até mesmo em pessoas que não mostraram reação a outros tipos de tratamento. Além disso, recentemente cientistas perceberam que a droga é capaz de consertar conexões no cérebro que foram danificadas por estresse crônico.

7. Anfetaminas

7

Além de uma droga ilegal potente, as anfetaminas são bastante utilizadas no tratamento de doenças como a narcolepsia e o déficit de atenção. Essas substâncias, inclusive, podem ser eficientes até no combate a obesidade e na recuperação de pacientes que sofreram um ataque cardíaco.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+