Mistério na Índia! Conheça o cemitério que só fica visível no verão

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      26/09/14 às 02h54

Conhecido na Índia como o lago Roopkund ou lago dos Esqueletos, esse lugar misterioso fica no meio do Himalaia, há 4.600 metros de altitude. Durante o inverno, como você vai ver nas imagens, o lago compõe a paisagem congelada e dá um toque bucólico à montanha. Mas, quando o tempo esquenta na região e o gelo começa a derreter é que as coisas ficam estranhas.

Isso porque, assim que descongela, o lago revela um cemitério a céu aberto, onde podem ser observadas centenas de caveiras humanas. Conforme relatos históricos, o lugar só foi descoberto em 1942, por um guarda florestal que fazia ronda na região e acabou levando o maior susto ao dar de cara com crânios e muitos outros ossos. (Clique aqui para conhecer também os lugares mais bizarros já construídos pelo homem).

1

Mas a apreensão da descoberta do cemitério logo deu lugar a outra pergunta angustiante: como tantos corpos humanos teriam ido parar naquela vala?

De acordo com os primeiros exploradores que vasculharam o lugar (claro, durante o verão) existia uma forte possibilidade dos ossos serem de soldados japoneses, que estiveram por ali antes da Segunda Guerra Mundial e que poderiam ter morrido de fome ou frio, perdidos na montanha.

2

Depois dessa possível explicação, muitas outras teorias foram levantadas para explicar o que tinha, de fato, acontecido no Lago dos Esqueletos. E, como o ser humano é criativo, logo começaram a surgir as histórias sobrenaturais e assim por diante.

Acontece, no entanto, que pesquisas mais detalhadas, realizadas em 2004, revelaram algo ainda mais surpreendente sobre o local. Isso porque, mesmo preservadas - algumas com cabelos e até com a carne bem conservada - exames indicaram que as mais de 600 ossadas que ali se encontram datam do ano 850 d.C. Foi possível descobrir ainda que os esqueletos pertenciam a dois grupos étnicos diferentes.

3

Outro detalhe surpreendente sobre os corpos encontrados no Roopkund é que todos parecem ter sido atingidos na cabeça por algum tipo de golpe fatal. Mas essa outra descoberta também foi explicada pelos cientistas. Segundo eles, os mortos do lago teriam morrido durante uma forte tempestade de granizo, há mais de 1.200 anos.

Inacreditável, não? Veja outras fotos do Lago dos Esqueletos:

5 11 9 8 6 10 7 4

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+