Chuva de meteoros de Geminids atinge seu pico no domingo com estrelas cadentes mais brilhantes do ano

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesdezembro 11, 2020

Todos os anos, acontecem milhares de eventos astronômicos, como as fases da lua, chuvas de meteoro, eclipses, ocultações, oposições, conjunções e outros eventos interessantes. Alguns eventos que acontecem pode ser vistos a olho nu, outros apenas com a ajuda de telescópios. Mas uma coisa que eles têm em comum é a beleza e o fascínio que causam.

A chuva de estrelas, chuva de meteoros ou mesmo chuva de estrelas cadentes é um evento em que um grupo de meteoros é observado irradiando de um único ponto no céu. Esses meteoros são causados pela entrada de detritos na atmosfera a velocidades muito altas.

E a chuva de meteoros dos Geminids. provavelmente, terá as estrelas cadentes mais brilhantes de 2020. E o pico dessa chuva de meteoros será na noite de domingo.

Essa chuva deve produzir aproximadamente 120 estrelas cadentes amarelas, verdes, laranja, vermelhas e azuis, por hora. E o mais brilhante desses meteoros deixa rastros brilhantes em seu caminho.

O melhor de tudo é que a lua não vai ofuscar nenhum dos meteoros. Isso porque ela ficará escura e quase invisível no céu noturno.

“Vale a pena enfrentar o frio durante o pico desta chuva. Os geminids oferecem a melhor exibição de ‘estrelas cadentes’ durante todo o ano”, disse Diana Hannikainen, editora de observação da Sky & Telescope.

Chuva de meteoros

Ela ainda disse que o céu claro pode mostrar um novo meteoro a cada minuto ou dois até o amanhecer. Foi a asteroide chamado 3200 Phaethon que deixou para trás esse rastro de poeira, que é responsável pelos geminids, há vários milhares de anos.

Isso faz com que os geminids sejam únicos. Até porque a maioria das chuvas de meteoros vêm da poeira de um cometa, ao invés de um asteroide.

Conforme a Terra vai orbitando o sol, ela cruza com a trajetória orbital de Phaethon todo dezembro. Nosso planeta, vai abrindo caminho pela trilha de destroços que o asteroide deixou cair.

Por mais que os pedaços de rocha espacial, possam ser tão pequenos quanto um grão de areia, eles queimam na atmosfera terrestre e emitem os clarões de luzes brilhantes.

E os brilhos têm cores diferentes porque elas vêm dos diferentes elementos químicos da rocha. Por exemplo, quando o magnésio está queimando, ele tem um brilho verde-azulado. Já o ferro tem um brilho amarelo.

Em 2019, a Parker Solar Probe da NASA viu a trilha de destroços de geminids pela primeira vez. Foi por conta dessa observação, que os cientistas descobriram que a trilha do asteroide tem aproximadamente um milhão de toneladas de material.

Como ver

Para conseguir ver da melhor forma, é recomendável que afaste das luzes da cidade. Além de encontrar um lugar confortável para deitar e ter uma visão aberta do céu e das estrelas.

O show deve começar depois do cair da noite, por volta das 20 horas. E deve atingir seu pico às duas da manhã no horário local.

As estrelas cadentes podem aparecer em qualquer lugar do céu. No entanto um ponto de referência para olhar é a constelação  de gêmeos. Que é de onde os geminids costumam aparecer.

Se você por algum acaso perder essa chuva de meteoros a próxima para se ver é a de Ursids. Ela atingirá seu pico na noite de 21 de dezembro.

Seguir
Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...