• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Cientista conseguiu fazer ouro a partir de outro elemento. Entenda

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      20/03/18 às 18h21

Ter muito ouro é o sonho de muitas pessoas. Para isso, algumas pessoas até se arriscam em garimpos para tentar melhorar de vida. Esse está entre os minerais mais valiosos do mundo e, quando trocado por dinheiro, pode render muito. E foi com isso que em 1980, Glenn Theodore, um prestigiado químico e físico conseguiu realizar o sonho dos alquimistas. Ele conseguiu materializar, por alguns segundos, o que pessoas do mundo inteiro queriam. Theodore conseguiu transformar partículas de bismuto em ouro, deixando igual seu número atômico e utilizando os prótons e nêutrons do seu núcleo.

Glenn Theodore Seaborg (1912 - 1999) começou sua carreira de sucesso no campo da física nuclear ainda muito novo. Isso o levou a participar do Projeto Manhattan, que tinha como objetivo construir uma bomba atômica antes dos nazistas. Esse projeto foi feito em 1939. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, ele deu continuidade a sua carreira brilhante. Nesse período, ele identificou diversos elementos, publicou vários artigos e chegou a ganhar um Prêmio Nobel de Química em 1951, dividindo com Edwin McMillan.

Um dos momentos mais importantes e memoráveis de sua carreira tardou, mas aconteceu. No início da década de 1980, o cientista conseguiu o seu maior feito até então. Ele conseguiu transformar milhares de átomos de bismuto, um metal em demasia denso, descoberto na antiguidade, em ouro. O sucesso do seu experimento foi vangloriado por muitos cientistas. Porém, a instabilidade atômica do ouro obtido era tão grande que, em pouco tempo, o seu resultado virou outro metal. A pesquisa logo foi deixada de lado porque esse procedimento não era rentável para os laboratórios. A pesquisa acabou sendo abandonada na metade e ainda não voltaram a fazer.

E aí, o que você achou dessa matéria? Já viu algo parecido com isso? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Seu History  
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+