Curiosidades

Big Brother e ”1984”, conheça a história do livro que inspirou o reality show global

0

Big Brother Brasil é a versão brasileira do reality show Big Brother. Para quem não lembra, o programa começou em janeiro de 2002 e a partir daí vem se repetindo anualmente, sendo realizado de janeiro até final de março ou começo de abril.

Como todos vocês estão “carecas” de saber, o programa consiste em um grupo de pessoas que vive em uma casa por alguns meses e são vigiados por câmeras 24 horas por dia. Cada movimento, cada discussão, cada briga é assistida por milhares de pessoas que pagam para ter acesso às câmeras.

Mas vem cá, vocês sabem qual a relação entre o reality show mais famoso do Brasil e um livro chamado “1984”, de George Orwell? A Fatos Desconhecidos mostra para vocês a relação que pouca gente conhece entre o livro e o famoso reality show.

1984

Em 1949 George Orwell (foto acima) publicava o grande sucesso “1984”, livro em que o programa original Big Brother foi inspirado. Vamos a história do livro para vocês entenderem essa relação. Em “1984” é contada a história da Oceania através de Winston, um funcionário público que começa a questionar seu trabalho, o sistema do lugar que vive e o papel de cada indivíduo.

Na Oceania, é vivida uma sociedade totalitária governada pelo “Grande Irmão”, ou melhor, pelo “Big Brother”. Sendo representado por um homem com bigodes e líder do partido, o Big Brother se materializa apenas nas câmeras que vigiam os cidadãos 24 horas por dia, até mesmo quando estão dentro de suas casas. Já deu para perceber a relação entre o livro e o reality show?

Nessa sociedade, é dito que o Big Brother nunca erra. Para que isso seja uma verdade absoluta, tudo depende do trabalho de Winston. O cara é encarregado por corrigir tudo que foi publicado pela imprensa, livros ou qualquer outra coisa. Por exemplo, se o Big Brother diz hoje que a gasolina custa X, mas no dia seguinte a gasolina custa Y, Winston vai ser encarregado de colocar em todos os registros que o Big Brother disse que o preço era X.

O livro é uma visão um tanto sombria de um futuro onde todos os cidadãos de um certo lugar são vigiados constantemente e a comunicação é distorcida para ajudar a opressão. Na prática, isso indica o controle de toda uma vida pública e particular a partir da televisão.

Mesmo tantos anos depois de ter sido escrito, “1984” ainda é uma leitura atual, ainda mais quando pensamos que toda a história escrita por George Orwell tenta ser reproduzida todos os anos nos tais reality shows.

Conheça a automassagem chinesa que pode mudar sua vida

Matéria anterior

7 fotógrafos que quase se mataram tirando fotos incríveis

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar