Ciência e TecnologiaCuriosidadesMundo Animal

Cientistas comprovaram que os cães entendem cada palavra que pronunciamos

0

Que os cães são os nossos melhores amigos, disso ninguém duvida. Mas e se a gente também te falar que esses incríveis animais também são capazes de compreender o que você diz?

Bem, um estudo realizado com 13 cães, treinados para conseguir se comportar dentro de um aparelho de ressonância magnética, revelou algo realmente surpreendente.

Este foi o primeiro estudo direcionado especialmente para investigar como os cérebros dos cães processam a nossa fala. E o que se descobriu, foi que os cachorros, assim como os seres humanos, usam o hemisfério esquerdo para processar as palavras, enquanto uma outra parte do cérebro, localizada no hemisfério direito, consegue processar e distinguir as diferentes entonações.

Outra descoberta foi o fato dos cães serem capazes de compreender um elogio! Isso porque eles compreendem que estão sendo “recompensados” quando escutam palavras de carinho e exaltação.

Mas diferentemente do que você pode imaginar, nem sempre isso foi assim. O grupo de pesquisadores húngaros que realizaram essa pesquisa, conseguiram também encontrar o motivo para tal situação ser possível.

E eles concluíram que os mecanismos neurais desses animais evoluíram muito mais do que imaginávamos, e os fatores que contribuíram para isso, foram diversos. Sendo um deles, o fato de há séculos esses animais terem sido “adotados” a nossa convivência e consequentemente a um ambiente de fala.

Segundo o líder da pesquisa, Attila Andics do Departamento de Etologia da Comparative Ethology Reserch Group da Universidade de Eötvös Lorànd:

Durante o processamento da fala, existe uma distribuição bem conhecida do trabalho no cérebro humano, principalmente o trabalho do hemisfério esquerdo para processar o significado das palavras e o trabalho do hemisfério direito para processar a entonação. O cérebro humano não só analisa separadamente o que dizemos e como nós dizemos, mas também integra os dois tipos de informação, para chegar a um significado unificado. Nossos achados sugerem que os cães também podem fazer tudo isso, e eles usam mecanismos cerebrais muito semelhantes aos nossos”.

Como mencionamos anteriormente, o estudo prático desta pesquisa evolveu 13 cães treinados, que tiveram seus cérebros escaneados, enquanto escutavam simultaneamente as vozes de seus donos, dizendo palavras positivas em entonação entusiasmada e neutra, assim como palavras neutras nestes mesmos 2 tons.

Ou seja, o reconhecimento de cada palavra/significado e entonação foi monitorada ao mesmo tempo em que os cães recebiam essas informações.

Por isso não existe mais dúvidas, o seu cãozinho compreende não somente a sua entonação de voz, mas também as palavras que você pronuncia! Abaixo confira o vídeo (em inglês) do experimento:

E então querido leitor, o que você achou dessa descoberta? Bom, pelo menos agora você não só pode como também deve, falar muito mais com o seu cãozinho, afinal ele é um ótimo ouvinte!

Garota volta a se apaixonar pelo namorado após perder a memória em um acidente terrível

Matéria anterior

12 animais que foram recentemente descobertos

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.