Compartilhando coisa boa

Islândia dá exemplo para o mundo e refloresta área devastada pelos Vikings

0

A Islândia é um país nórdico insular europeu que fica situado no oceano Atlântico Norte. Suas ilhas estão localizadas entre a Europa continental e a Groenlândia. A pequena área abriga cerca de 350 mil habitantes. A maior cidade da Islândia é sua capital, Reiquiavique, que abriga cerca de 2 terços da população nacional. O lugar está cada vez mais em alta como destino turístico. Apesar das paisagens capazes de nos tirar o fôlego, a Islândia esconde uma verdade desconcertante: um altíssimo índice de desmatamento. No entanto, isso já não é mais novidade por lá, visto que grande parte das florestas que cobriam o país desapareceu há mais de mil anos.

Isso aconteceu quando os famosos Vikings chegaram à região. Nos últimos anos, no entanto, mais de 3 milhões de árvores já foram replantadas no país, mas a recuperação do cenário antigo ainda é bastante lenta. Hoje, cerca de 40% do país é totalmente deserto, mas o Icelandic Forest Service trabalha duro para poder reduzir o efeito causado por séculos de desmatamento. Ainda desta forma, estima-se que, apesar de todos os esforços, o crescimento dessas florestas tenha sido de apenas 0,5%.

1 294 600x400, Fatos Desconhecidos

O objetivo da Islândia atualmente é recuperar sua área florestal dos atuais 2% para 12% até o ano de 2100. A tarefa é muito difícil e vai exigir bastante esforço, mas eles batalham firme e diariamente para isso. Para conseguir, eles contam com a ajuda de plantas não nativas capazes de auxiliar na recuperação dos solos. Isso porque a única espécie de árvore autóctone da região, a Betula pubescens, não está conseguindo se adaptar ao replantio. A notícia de que o país está recuperando as florestas devastadas percorreu e ganhou o mundo.

2 243 600x400, Fatos Desconhecidos

E aí, o que você achou dessa notícia? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Cientistas explicam porque você tem amigos tão cruéis

Matéria anterior

Conheça os livros mais perigosos da História

Próxima matéria

Você também pode gostar

Comentários

Comentários não são permitidos