Ciência e Tecnologia

Cientistas criam caneta que escreve no ar com laser

0

Já pensou escrever no ar? Com uma nova caneta laser criada por cientistas chineses, agora isso pode ser possível. Essa tecnologia opera com uma luz tão forte que pode ser vista no ar, formando símbolos e palavras para se comunicar sem precisar de papel.

Para os pesquisadores que acompanham o estudo e a fase de testes, esse pode ser o próximo passo na inovação com hologramas. Atualmente, a exibição de imagens se tornou um fenômeno, e permite até mesmo que artistas mortos voltem a fazer shows nos palcos para milhares de fãs.

Agora, cientistas pesquisam o que é possível inventar para tornar essa tecnologia ainda mais aprimorada, pensando nas ferramentas que utilizamos no dia a dia. Com isso, surge a caneta laser, que já está em fase de testes e pode tornar possível escrever no ar.

Como funciona?

A pesquisa pertence a um grupo de especialistas que trabalham no laboratório de Hongtuo Joint em Wuhan, na China. Eles desenvolveram a caneta com uma tecnologia que emite pulsos de laser de alta intensidade.

Trata-se da luz vermelha que conhecemos, um espectro mais concentrado de energia. Originalmente, ele era emitido em um feixe reto, mas, com algumas configurações, foi possível fazer com que se dissipasse da concentração do centro para a amplitude.

Via Yahoo

Em seguida, essas ondas de laser são espalhadas no ar, criando uma espécie de plasma, ou gás ionizado, que emite uma energia em forma de luz. Na conversão, o laser, que é uma onda diferente, passa a se comportar como a luz convencional que conhecemos. Por isso, torna-se possível criar uma imagem que flutua pelo ar.

O chefe da pesquisa pareceu animado ao falar que esse dispositivo permitiria escrever no ar sem precisar de papel e tinta. A tecnologia ainda está em fase de testes, mas já mostra resultados positivos ao exibir as figuras a partir do laser concentrado na caneta.

O cientista responsável pelo projeto de laser ultrarrápido contou os primeiros detalhes sobre o equipamento em uma entrevista para a Science And Technology Daily. Não existem protótipos disponíveis comercialmente ainda, por ser uma inovação ainda recente, que não foi devidamente testada.

No momento, a caneta laser serve apenas escrever caracteres chineses, por conta da programação e da complexidade que o dispositivo possui. No entanto, essas figuras podem até mesmo ser tocadas. Dessa forma, vão além dos hologramas, que são figuras espectrais.

Ao escrever no ar com essa caneta laser chinesa, seria possível passar mensagens mais duradouras, e até mesmo palpáveis, mas sem precisar que sejam bidimensionais.

Via Yahoo

Escrever no ar ainda é um sonho distante

Por outro lado, infelizmente escrever no ar ainda é um sonho distante para a maioria das pessoas. Isso porque o teste das canetas apenas mostrou que é possível ter acesso a essa tecnologia, mas não por muito tempo.

Afinal, as imagens desenhadas no ar sem tinta pela caneta duram apenas alguns milésimos de segundo. Em alguns casos, o tempo de exibição não passou de um bilionésimo de segundo. Ou seja, as escritas duram pouquíssimo tempo no ar.

Isso se dá por conta da quantidade de energia e luz que precisa ser convertida para exibir os caracteres palpáveis em pleno ar, saindo da ponta da caneta com o laser. Na prática, exige muita bateria, impossibilitando que a caneta seja móvel, por exemplo.

Conforme o chefe de pesquisas relatou ao South China Morning Post, a caneta precisa de um milhão de megawatts de energia para começar a disparar o laser. Além disso, exigiria mais ou menos um trilhão de watts para exibir a escrita em um centímetro quadrado.

Isso significa que esse pequeno projeto, que parece cena de filme, ainda está longe de virar realidade. No entanto, essa possibilidade é real, e será fonte de ainda mais estudos por parte dos pesquisadores.

 

Fonte: Yahoo

Imagens: Yahoo

Em janeiro se comemora o dia do espaguete. Veja receitas para comemorar

Artigo anterior

Hugh Jackman pede à Academia que Ryan Reynolds não seja indicado ao Oscar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido