• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Cientistas desenvolveram um dispositivo que pode fazer água a partir do ar

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      12/06/18 às 19h51

Pesquisadores da Universidade da Califórnia anunciaram o sucesso dos testes realizados em um equipamento que pode produzir água doce a partir do ar. Mesmo em regiões extremamente secas. Os resultados foram publicados na revista científica Science Advances. O promissor equipamento poderia coletar a água diariamente, com baixos custos de produção. Incluindo ciclos noturnos.

O dispositivo funciona a partir de energia solar e usa um novo tipo de material para poder condensar a água presente no ar. O material recebeu o nome de MOF, que significa metal-organic framework, ou em tradução livre, moldura metal-orgânica. Ele é feito de uma mistura de partes orgânicas e íons de metal.

Seria o fim das secas?

De acordo com os pesquisadores, a grande vantagem é que a estrutura molecular dá a ele uma superfície de contato maior. Dessa forma, as moléculas de água no ar são absorvidas como uma esponja durante a noite, quando a umidade no ar é maior. Quando as temperaturas se aquecem pela manhã, as moléculas de água são liberadas para um reservatório apenas usando a luz solar.

Testes realizados na cidade de Tempe, no Arizona, EUA, os pesquisadores notaram que o material não gera impurezas na água coletada. Durante os cinco dias de testes, em ciclos diários, foi possível coletar 250 ml de água por quilo. E tudo o que foi coletado pode ser imediatamente aproveitado, seja para consumo humano ou para outras finalidades, como agricultura.

Evelyn Wang, umas das autoras do estudo, afirma que os próximos passos é encontrar meios para otimizar o material para que ele se torne mais eficiente. "Esperamos ter um sistema capaz de produzir litros de água. Queremos ver água jorrando" disse Wang. Para o professor da Universidade da Califórnia, Yang Yang, a tecnologia é "perfeita".

"Isso oferece uma nova abordagem para resolver o problema de escassez de água em climas áridos. E, isso pode ter um impacto verdadeiro em áreas onde falta água", afirmou o professor.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Olhar Digital     IFL Science  
Imagens 218 TV
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+