• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Este clube de assinatura envia para sua casa livros surpresa recomendados por grandes escritores

POR PH Mota    EM Inovação      09/06/17 às 18h30

Qual foi a última vez que você sentou para ler e aproveitar as boas emoções de um livro de ficção? Das duas uma, ou você leu seu último livro há muito tempo ou é daqueles leitores que não conseguem ficar muito longe das páginas.

Se você não se lembra de quando leu algo pela última vez, talvez tenha a oportunidade de ouro para criar - ou reacender - esse hábito, mas se é dos fãs de literatura, com certeza vai adorar conhecer um clube de assinatura de livros que te surpreende com edições exclusivas todo mês.

Essa é a proposta da TAG - Experiências Literárias, criada em julho de 2014.

O que é?

O serviço é bem simples e funciona assim: todos os meses, o pessoal da TAG vai atrás de um grande nome da cultura nacional e internacional para uma conversa sobre seus livros preferidos. A partir dessa lista, uma obra é escolhida para ser enviada a todos os associados do grupo.

Os livros são recomendados por grandes nomes da literatura, isso quer dizer que você começa a formar uma coleção que tem indicações de curadores que sabem bem do que estão falando. Para se ter ideia do peso dos escolhidos, nomes como Luis Fernando Veríssimo, Mario Vargas Llosa e Chimamanda Adichie já passaram pela curadoria da TAG.

Como funciona?

Para fazer parte da TAG, basta se cadastrar no site do grupo e pagar uma taxa mensal de R$ 69,90, que inclui o livro e o frete da encomenda. Além de garantir o livro do mês, o assinante ainda recebe os kits que acompanham a surpresa e os benefícios do clube.

Uma das vantagens para os associados, por exemplo, é acessar o aplicativo para discussão das obras enviadas. Sabe aquela sensação de vazio que o fim de um livro deixa, principalmente quando não temos com quem falar sobre ele? Aqui você vai deixar isso de lado e poder conversar com os outros 20 mil leitores que também receberam o mesmo livro que você.

Como é a escolha dos livros?

Para selecionar os livros, a TAG recorre à sugestão dos curadores. Na maioria das vezes, o conteúdo se resume a obras de ficção que misturam relevância literária e uma leitura prazerosa. A ideia é misturar estilos, tamanhos, períodos e outros, criando uma diversidade de conteúdo enviado.

Para se ter uma ideia do que a TAG oferece, em 2017 eles já enviaram: Os Irmãos Sisters, de Patrick deWitt; A Câmara Sangrenta e outras Histórias, de Angela Carter; O Xará, de Jhumpa Lahiri e Vida e Proezas de Aléxis Zorbás, de Níkos Kazantzákis. No time dos curadores estiveram Daniel Galera, Marina Colasanti, Martha Medeiros e Patch Adams.

Além disso, as edições dos livros são exclusivas do grupo, o que significa que não são encontrados em nenhuma livraria. Para os associados, no entanto, é possível comprar as edições antigas na loja própria do clube.

Como eu sei o que vou receber?

Os livros enviados pela TAG são surpresa, o que quer dizer que o leitor só conhece realmente o que vai ler aquele mês quando recebe a caixa de associado em casa. Apesar disso, para evitar que você receba um livro que já possui em sua coleção, todos os meses um teaser - trecho - do livro seguinte é enviado.

Aí, não existe a revelação do título ou da obra, mas existem algumas pistas que ajudam a perceber qual o livro mencionado para leitores que já conhecem a obra. Nesse caso, é só solicitar outras opções do acervo. Em outro casos, se o leitor decidir não ser mais associado da TAG, é só cancelar o serviço por e-mail.

O que vem no próximo mês?

Criada em 2014, a TAG completa três anos, e quase 20 mil associados, em julho de 2017. Para celebrar a data, o clube decidiu criar um kit inédito e especial. A obra lançada nesse mês vai contar com uma coletânea de 20 contos de dez grandes escritores da língua portuguesa.

O livro vai trazer dez contos clássicos selecionados por cada autor e dez releituras inéditas criadas a partir do conteúdo escolhido.

Esse será o primeiro livro escrito exclusivamente para o clube de leitura e todo mundo pode receber se fizer a inscrição entre os dias 9 de junho e 9 de julho. Para ficar ainda melhor, o primeiro mês de assinatura vai ser feito com 50% de desconto.

E aí, deu pra atiçar aquele gostinho de leitura? Basta acessar o site da TAG - Experiências Literárias e conferir tudo sobre o projeto.

O que achou da ideia? Parece que vai ser preciso liberar um novo espacinho na estante para a coleção que vai começar a crescer, não é mesmo?

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Imagens TAG Livros
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+