Com as próprias mãos, homem constrói catedral há mais de 50 anos

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Afora      08/08/14 às 18h21

Colocar a mão na massa nunca foi problema para o espanhol Justo Gallego Martínez. O agricultor, de 88 anos, já foi toureiro, monge e se tornou - há alguns anos - arquiteto autodidata. Essa última função, aliás, é fruto do projeto de sua vida, ao qual ele vem se dedicando há mais de meio século: a construção de uma igreja.

A obra que jamais fica pronta, está localizada a 20 quilômetros de Madri, na Espanha. Conforme o projeto original, desenhado pelo próprio Gallego, a estrutura do templo conta com 50x25 metros, sem contar as torres maiores, com 60 metros de altura.

Mas o verdadeiro diferencial do propósito desse senhor é que, ao longo de tantos anos, ele vem trabalhando sozinho na construção da igreja, que está sendo erguida basicamente com lixo e materiais descartados de outras construções. Admirado com seu propósito, o autor do projeto conta que nunca usou sequer um guindaste e que conta apenas com a ajuda de alguns amigos operários.

catedral 2

Segundo Gallego, a inspiração para a construção do templo veio depois que ele passou 8 anos em um mosteiro. Na época, como contou, ele precisou deixar a vida monástica para recuperar a saúde, por causa de uma forte tuberculose que havia contraído. Desde então, ele vem trabalhando no templo, talvez para compensar o abandono da vida reclusa dedicada apenas a Deus.

Outro fato curioso sobre a catedral de materiais recicláveis é que ela nunca recebeu permissão para ser construída. Apesar de estar na terra que ganhou de herança de seus pais, Gallego nunca ganhou um alvará das autoridades locais para prosseguir com seu projeto. Mas, por outro lado, ninguém jamais tentou embargar a obra.

E olha que não foi por falta de fama que as autoridades de Madri não interromperam o projeto! Gallego se tornou internacionalmente famoso depois que apareceu no comercial da Aquarius Sports Drink (como você poderá conferir no vídeo). A partir de então, sua meta de vida ficou tão popular que o volume de doações para a construção dobraram e sua igreja, mesmo ainda não finalizada, já é considerada um ponto turístico de Madri.

Veja as fotos desse projeto audacioso:

Clique aqui para ver a Galeria (Se você estiver usando celular)

 

Confira, abaixo, o vídeo que tornou a construção de Justo Gallego Martínez mundialmente conhecida:

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+