Quando o assunto é dinheiro e formas de gastá-lo a maioria das pessoas ficam interessadas. Hoje em dia já temos uma variedade de formas de comprar alguma coisa, seja por dinheiro em espécie, cartões, PIX ou moedas virtuais. No entanto, essas novidades não parecem ter limites. Como no caso da chegada de uma nova moeda que já está em vigor.
Por conta disso, uma parcela da população deixou de lado a moeda atual do nosso país: o real. Essa novidade apareceu em Minas Gerais e acabou surpreendendo toda população. O caso foi que, depois de uma lei municipal entrar me vigor na região sudeste, várias pessoas vão deixar o sistema monetário atual. Mas isso é válido somente para uma cidade do estado.
De acordo com o portal Valor, a cidade em questão é Resplendor, pequeno município de Minas Gerais com 17,2 mil habitantes. Desde o dia 15 de abril desse ano, as pessoas que moram lá começaram a ter uma outra forma de pagar as coisas: as notas de Ubérrima. Essa nova moeda é uma alternativa ao real e uma das primeiras desse tipo no nosso país.
Conforme a prefeitura de Resplendor, essa nova moeda foi criada e implementada com apoio do Sebrae Minas Gerais. Para que essa iniciativa se tornasse possível foi preciso um investimento de 80 mil reais para a impressão de 70 mil cédulas de Ubérrima. Essas cédulas tem os valores de 1, 2, 5, 10 e 20 ubérrimas. E cada ubérrima (Ub$) é equivalente a um real.
Como essa nova moeda vale o mesmo que a moeda atual, algumas dúvidas surgiram. Contudo, o dinheiro é autoexplicativo e tem um informativo. “Desenvolvida com objetivo de fortalecer a economia local, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Resplendor/MG e o Sebrae/MG. Esta cédula possui validade apenas no território do Município de Resplendor/MG”, explica o próprio dinheiro.
Essa nova moeda foi criada pela Lei Municipal 1206/2022 com dois objetivos. O primeiro deles é reter a riqueza no município, já que ela não é aceita em outras cidades. A segunda é incentivar o consumo na cidade e aumentar o número de transações no próprio território.
Mesmo que Resplendor seja o único lugar do país que aceita ubérrima, ela não é obrigatória. Tanto que até pouco tempo atrás, somente 50 estabelecimentos da cidade aceitavam a nova moeda.
Fonte: TV Foco
Imagens: Valor econômico