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Comerciante distribui placas de alerta após cães tomarem choque em calçada

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O dono de uma sorveteria focada em sabores nordestinos localizada na Santa Cecília, São Paulo, chamado Anderson Boeira, decidiu agir frente às reclamações que ouviu sobre os choques elétricos que os cães da vizinhança tomavam ao caminhar pela Rua Aureliano Coutinho.

As reclamações estavam acontecendo há meses e entraram em contato com a concessionária de energia. Mas, como nada foi feito, Anderson confeccionou placas e fixou nos postes da região. Com isso, ele alertava os donos de animais sobre o problema de choques, principalmente após chuvas fortes.

Além de alertar o dono de cães e gatos sobre o problema, o comerciante pedia na placa que eles entrassem em contato com a Enel para registrar uma reclamação. Então, a empresa seria pressionada a resolver o problema definitivamente.

Assim sendo, a iniciativa de Anderson ganhou força entre os vizinhos do bairro, que fizeram reclamações em massa. No entanto, o movimento, que começou em dezembro de 2021, só se resolveu na última quinta-feira (12), depois que as placas de Anderson foram compartilhadas nas redes sociais e viralizaram.

“Cheguei aqui em dezembro e comecei a presenciar as reclamações dos vizinhos e síndicos dos prédios falando sobre o problema e nada era resolvido. Meu cachorro, inclusive, tomou choque aqui. A Enel veio várias vezes e dizia que não tinham constatado nada. Eles afirmavam que o problema era de outra equipe. Então resolvi fazer as placas por volta de março”, contou Boeira.

Calçada dá choques em cães em São Paulo

Maria Paula Ferraz/Acervo pessoal

De acordo com o comerciante, uma medição feita pelos próprios moradores chegou a constatar que os choques elétricos tinham uma intensidade de até 110 volts. “Minha preocupação não é apenas com os cãezinhos, mas também com alguma pessoa cardíaca ou morador de rua que pudesse pisar lá descalço, tomar um choque e morrer”, disse Boeira.

Vítimas

Rodrigo Rodrigues/g1

O casal Michel Rosas e Giovana Oliveira descobriu que a Aureliano Coutinho dava choques elétricos ao passear com um cãozinho da raça Golden Retriever chamado Leon. Eles contam que Leon foi vítima diversas vezes desses choques na calçada.

“É um problema que acontece principalmente depois de chuvas mais fortes. A gente começou a perceber pela reação assustada dele, que as vezes até gritava de dor. O problema está principalmente nessas tampas de metais e outros trechos do bairro apresentam o mesmo problema”, disse o publicitário Michel Rosas.

“Só percebemos que podia ser choque depois que vimos a placa e que as pessoas começaram a comentar no grupo de Facebook aqui do bairro”, afirmou Giovana Oliveira.

A designer gráfica, que tem a cachorrinha Gypsy como pet, com apenas um ano e meio, compartilhou a placa nas suas redes sociais. Ela relata que Gypsy tomou, no mínimo, três choques no trecho da calçada sinalizada por Anderson.

“Publiquei nas redes sociais e várias pessoas do bairro narraram o mesmo problema. A gente ligava para a Enel, e eles vinham depois da chuva, quando já estava seco, e diziam que não tinha problema algum. A gente passava até por mentiroso”, comentou.

União faz a força

Cinco meses depois das reclamações dos moradores acerca do problema, ele teve uma solução. Isso porque, na última quinta-feira (12), uma equipe da Enel e outra empresa de iluminação pública da cidade, a Ilume, foram até o local e constataram o problema elétrico.

Dessa forma, por meio de nota, a Enel informou que realizou a “verificação em conjunto com a equipe do Ilume e foi constatado que é o cabo que alimenta a Iluminação Pública (de responsabilidade do Ilume) que está ocasionando o choque”.

“O responsável do Ilume no local ficou ciente do problema para tomar as medidas cabíveis. Após a constatação, a cliente retirou a placa que estava no poste com identificação da Enel”, afirmou a nota da empresa.

Anderson Boeira, que comemora a solução que afetava os cães da região, nega que seja o responsável por ela, após espalhar as placas que custaram R$ 120 pelo bairro.

“Foi a força coletiva, do pessoal reunido, que fez dar certo. Foi um gesto coletivo. Eu só fiz uma pequena parte. O pessoal que tem e também o que não tem cachorro nos ajudou a ‘apertar a mente’ da Enel e das autoridades e tudo se resolveu. Eles pediram gentilmente pra eu tirar a placa, eu tirei. Nós vamos ver em dia de chuva se resolveu. Se não resolver, a gente volta com ela, que está aqui guardada”, contou Anderson Boeira.

Maria Paula, tutora da Gypsy, dá créditos ao comerciante por seu papel na solução que protegeu os cães. “Achei a iniciativa dele muito assertiva, sinalizando para quem passa por ali, e principalmente por mobilizar a vizinhança, incentivando as pessoas a divulgar a situação e cobrando providências de quem é responsável pelo espaço público”, afirmou a designer.

Nota da Enel

“A Enel Distribuição São Paulo informa que enviou equipe ao local para a medição, fez a verificação em conjunto com equipe do Ilume e foi constatado que é o cabo que alimenta a Iluminação Pública (de responsabilidade do Ilume) que está ocasionando o choque. O responsável do Ilume no local ficou ciente do problema para tomar as medidas cabíveis. Após a constatação, a cliente retirou a placa que estava no poste com identificação da Enel”.

Fonte: G1

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