Animals

Pirarucu: o maior peixe de água doce do mundo

0

Existem dois peixes que podem ser considerados os gigantes de água doce. O mais interessante é que ambos podem ser encontrados no Brasil.

Para entender melhor, a divisão é feita da seguinte maneira: o maior peixe de escama de água doce é o pirarucu, enquanto o maior peixe de água doce com couro é o piraíba.

Neste texto, apresentaremos características desses dois animais. No entanto, entre os dois, o pirarucu é ainda maior.

O pirarucu

Getty Imagens

Conhecido como o maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu pode chegar a até 2,3 metros de comprimento e ter até 200 quilos de peso. Além disso, esse peixe existe há cerca de 200 milhões de anos, tendo vivido na terra na mesma época que os dinossauros.

Uma característica curiosa é que o pirarucu precisa ir até a superfície para respirar, tornando-se mais vulnerável que outras espécies. Nesse momento, é quando os pescadores conseguem capturar esse animal gigante.

Isso porque esse peixe é o ingrediente principal de diversas receitas típicas da região norte do Brasil. No Amazonas, devido à carne macia e sem espinhos, o pirarucu é o queridinho em diversos pratos.

Já a alimentação do próprio pirarucu é baseada em peixes menores, crustáceos e plânctons, assim como outras criaturas presentes nas águas em que eles vivem.

Além disso, ele não apresenta grandes riscos aos seres humanos, visto que não ataca as pessoas. Porém, alguns pescadores podem acabar se machucando enquanto estão o pescando devido ao seu tamanho e peso.

O pirarucu prefere lugares com pouca correnteza e acompanha a história dos povos amazônicos há séculos. Além disso, o peixe conquista a população visto que um único animal pode render até 60 kg de carne. 

No entanto, por conta de nos anos 70 a caça ter provocado o declínio da espécie em regiões da Amazônia, a pesca desse animal foi limitada pelas autoridades. Devido ao aparecimento da espécie se tornar cada vez menor, comunidades locais começaram a se esforçar para proteger esses peixes.

Piraíba: o maior peixe de couro de água doce

Panorama da Aquicultura

Bastante parecido com o pirarucu, o paraíba também possui 2,3 metros de comprimento e pode chegar aos 200 quilos. No entanto, a principal diferença entre os dois está na pele, enquanto o pirarucu possui escamas, o piraíba é coberto por couro.

Esse peixe recebeu o apelido de tubarão do rio devido ao formato do corpo, o posicionamento das nadadeiras e a coloração do couro. Assim como a força e o comportamento, tendo em consideração que ele é um peixe arisco, difícil de ser capturado e que briga contra o anzol.

Assim como o pirarucu, o paraíba é natural dos rios amazônicos. Uma característica é que o animal possui hábitos noturnos, e nesse horário costuma caçar outros peixes para se alimentar. Além disso, por ser um animal com prática migratória, é mais difícil o encontrar se comparado ao pirarucu.

Fonte: Blog Cobasi, Mistérios do Mundo

Fóssil gigante de dragão do mar foi descoberto

Matéria anterior

Comida picante faz mal para a saúde?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos