Curiosidades

Como 7 personagens reais de ‘Titanic’ eram na vida real

0

Titanic colidiu com um gigantesco iceberg, na noite de 14 de abril de 1912. Com a colisão, o casco do navio ficou danificado e a estrutura toda afundou a cerca de 370 milhas ao largo da costa de Newfoundland, no Canadá. Aquela era a viagem inaugural do navio, apelidado de “inafundável” e maior da sua época.

Esse acidente pode não ter sido um dos de maior alcance mas, com certeza, é uma das catástrofes mais memoráveis pelo erro de julgamento do ser humano. A colisão com o iceberg afundou o barco. Contudo, as falhas do projeto, a arrogância do homem e a falta de botes salva-vidas acabaram matando mais de 1500 pessoas.

Na primeira viagem do Titanic, estavam, ao todo,  2.200 pessoas a bordo. E somente 700 passageiros conseguiram sair do frio do oceano atlântico e chegar vivos em casa.

Uma das retratações mais famosas desse acidente é o filme de 1997, dirigido por James Cameron. No longa, vários personagens são baseados em passageiros da vida real do Titanic. Mostramos aqui como essas pessoas eram na vida real.

1 – Margaret Brown

No filme, Kathy Bates interpreta Margaret Brown. Ela também era conhecida como a “Inafundável Molly Brown” e foi uma socialite, filantropa e ativista americana.

No longa, ela ajuda Jack a conquistar Rose e empresta um terno para ele. Na realidade, ela fez muito mais. Brown ajudou os outros passageiros a embarcarem com segurança nos botes salva-vida. E depois do acidente, ela arrecadou fundos para ajudar os sobreviventes do desastre.

2 – Ida e Isidore Strauss

O casal de idosos visto no filme é baseado em um casamento realmente amoroso da vida real. Os dois protagonizaram uma cena memorável no filme. Basicamente, eles ficaram juntos na cama, aguardando seu destino.

Alegadamente, os dois escolheram ficar juntos dentro do navio. Isidore queria que sua esposa se salvasse. No entanto, ela disse: “Vivemos juntos há tantos anos. Onde você está, aí estou eu“.

3 – Edward Smith

O capitão do Titanic, de 62 anos, foi uma figura notável. Antes de ser comandante do navio, Smith teve 40 anos de experiência. Isso fez com que ele fosse um dos capitães que mais conhecidos da White Star Line, a empresa que lançou o Titanic.

No filme o capitão fica no navio até ele afundar. Na vida real, Edward ajudou os passageiros aterrorizados e quando a situação já estava inevitável, ele foi em direção à ponte inundada. Esse foi o último registro dele.

4 – Charles Lightoller

Ele foi o segundo imediato no Titanic. E durante o naufrágio, o homem ajudou outros 29 homens a equilibrarem o barco dobrável virado. Não foram todos que conseguiram, mas Lightoller salvou várias vidas compartilhando seu conhecimento.

Depois do acidente, ele ajudou a melhorar a qualidade dos navios de passageiros. Ele sempre insistia em mais botes salva-vidas e em uma comunicação melhor entre os navios.

5 – Wallace Hartley

O líder da orquestra realmente ficou para trás, quando o navio afundou. Ele e os outros músicos tentaram ajudar os passageiros a se acalmarem. E nenhum dos músicos conseguiu sair do Titanic. E tocaram, de fato, até o navio ser submerso.

6 – Coronel Archibald Gracie IV

O homem ajudou vários passageiros no acidente. E quando voltou para casa ele escreveu um livro sobre suas experiências no Titanic. Esse livro foi uma valiosa fonte de informação para os historiadores e pesquisadores do desastre.

É dito que o coronel nunca conseguiu deixar para trás a tragédia do Titanic. E suas últimas palavras foram: “Temos que colocá-los em barcos. Temos que colocá-los todos em barcos”.

7 – William Murdoch

Ele foi o primeiro imediato no navio. E Murdoch cumpriu seu dever, da melhor forma possível, e até tentou evitar a colisão com o iceberg, mas já era tarde demais. Contudo, no filme, ele foi retratado de uma forma menos heroica. Aceitando suborno e até atirando em pessoas em pânico.

A família de Murdoch ficou indignada com a representação do homem no longa. E os cineastas foram até a cidade natal deles, para se desculparem pessoalmente e até fazer uma doação para o Prêmio de Caridade Murdoch.

Nenhum modelo climático previu a forma como a Antártica está derretendo

Matéria anterior

7 famosos que viraram pessoas muito religiosas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos