• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como destruir um buraco negro?

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      11/07/17 às 17h32

Nós já escrevemos coisas sobre buraco negro, como a primeira coisa já observada acontecendo dentro de um buraco negro e o que acontece se uma pessoa cair em um buraco negro, e hoje vamos falar de algo, digamos assim, mais complicado. Até por que, vocês já pararam para pensar como diabos um simples humano poderia destruir completamente um buraco negro?

Antes de mais nada, vamos entender exatamente o que é um buraco negro. Um buraco negro é uma região do espaço na qual nada, nem mesmo partículas que se movem na velocidade da luz poderiam escapar de serem engolidos. O buraco negro é um resultado da deformação do espaço-tempo, causada após o colapso gravitacional de uma estrela, com uma matéria astronomicamente maciça e ao mesmo tempo infinitamente compacta.

Em resumo, um buraco negro é um buraco escuro, enorme, grande, gigantesco engolidor de coisas e que consome tudo e todos que apareçam na sua frente. Mas como poderíamos destruir um buraco negro? Primeiro, vocês precisam ter em mente que armas nucleares, lasers, bomba e qualquer coisa desse tipo são ineficazes, essas armas só fariam com que o buraco negro crescesse ainda mais, aumentando a sua massa.

Mas e se for construído um buraco negro de antimatéria, poderia ser a solução? A resposta é não! Colidir matéria com antimatéria cria uma explosão de energia. Essa talvez seja a arma energética mais perfeita que o homem pode imaginar, mas poderia ter consequências, até porque, não poderíamos ter a certeza de que o buraco negro de antimatéria não se tornaria um buraco negro de matéria comum.

Seria criado uma explosão incompreensível, mesmo que tivéssemos certeza que um dos buracos negros fossem de antimatéria. Converteríamos toda a massa densa e gigantesca em energia pura, como foi calculado por Einstein. Logo em seguida, toda essa energia seria convertida em mais buracos negros. Portanto, caros amigos, criar um buraco negro de antimatéria não seria a solução.

A única maneira de destruir completamente um buraco negro é sentar e esperar com que ele desapareça completamente, mesmo que isso não seja muito útil caso você esteja sendo sugado por um. Mas não é a Fatos Desconhecidos que está afirmando que esperar é  a única maneira de destruir um buraco negro, na verdade, essa teoria é de Stephen Hawking.

De acordo com ele, os buracos negros podem se evaporar por grandes períodos de tempo. Pares de partículas estão constantemente aparecendo ao nosso redor, e eles se recombinam em um flash e desaparecem no Universo. Quando um desses pares de partículas aparece diretamente na borda de um buraco negro, uma partícula cai no buraco negro e a outra fica livre no espaço, e segundo Stephen Hawking, isso poderia realmente reduzir a massa total do buraco negro.

Sendo assim, durante um período de tempo incompreensível, até mesmo o mais supermassivo dos buracos negros poderia evaporar em uma "sopa de partículas" inofensivas. Para conseguirmos "vencer" um buraco negro, precisamos ignorá-lo, e com o tempo ele vai sumir por conta própria.

E você, acredita na teoria de Stephen Hawking? Não esqueça de deixar o seu comentário!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+