Como é fabricado o Doritos e os outros salgadinhos?

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      01/01/16 às 23h09

Ah, Doritos. Solução fácil pra quem quer fazer nachos, petisco para comer com bebidas, em noites de festa ou sozinho jogando videogame. Seja com os molhos do Dippas e o clássico Doritos "sem sabor", a fabricação dessas delícias começa com milho transgênico, que é plantado no Paraná e vai direto para a Pepsico.

Tudo começa com a separação de grãos de milhos bons e ruins, que passam por peneiras enormes que selecionam os tamanhos e formatos, em seguida sendo fervidos com cal por 12 minutos, o que faz suas cascas se soltarem facilmente. Depois disso, o alimento fica em repouso por 12 horas, quando é lavado, depois descascado e passa por uma esteira de pedra, onde perde seu excesso de líquidos.

3

5

6

9 (1)

8   4  1

Depois, é triturado durante 30 segundos, o que cria uma massa homogênea, prensada por esteiras e compressores, que dão o formato clássico para o salgadinho, que é cortado e assado por apenas 2 minutos. Depois, são resfriados e fritos, durante 2 minutos, em óleo de palma.

Em seguida, começa a ficar parecido com o formato final, que você consome: são adicionados aromatizantes, que em geral são importados do Uruguai nos sabores que você conhece, como nachos ou pimenta. Depois, a água é retirada num processo de secamento de 12 minutos, quando ficam tostadinhos e pronto pra matar sua larica!

E aquele "T" pequeno e amarelo na embalagem? O que significa?

1
Você já notou que grande parte dos alimentos possui um triângulo equilátero amarelo com um "T" na embalagem? Sabe o que isso significa?

Esse símbolo aponta que os alimentos são transgênicos, ou seja, foram modificados geneticamente. Há dez anos a lei 11.105/2005 obriga as empresas a indicarem se utilizam ou não os transgênicos em produtos de consumo humano ou animal.

No entanto existe uma tolerância, o símbolo só é utilizado para alimentos com mais de 1% de transgênicos na sua composição.

O que são alimentos transgênicos?

Muita gente tem alguma ideia do que são transgênicos, mas mesmo assim não entende bem a definição. De acordo com especialistas, transgênicos são organismos vivos modificados em laboratório.

Dessa maneira, o código genético de uma espécie é alterado com introdução de novos genes provenientes de uma outra espécie. A nova sequência de DNA faz com que estes organismos desenvolvam uma nova característica ou também produza novas substâncias.

Rafael Miranda
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+