Elas geralmente são notícia quando há uma catástrofe em suas instalações. As Usinas Nucleares são incrivelmente similares a outras usinas que são movidas a carvão ou petróleo. O coração dessas usinas é o reator nuclear que usa a energia contida no interior do átomo para, simplesmente, ferver água. Agora conheça como é o interior de uma usina nuclear:

1 – Vaso de Pressão

16

Inicialmente, o combustível (geralmente urânio) é colocado no vaso de pressão. Com a fissão, há a produção de energia térmica. Logo após, a água é utilizada para resfriar o núcleo do reator nuclear.

2 – Gerado de Vapor

17

A água aquecida pelo sistema acima transforma-se em vapor de água em um sistema chamado gerador de vapor. O vapor produzido é aproveitado para movimentar a turbina de um gerador elétrico.

3 – Turbina

Publicidade
continue a leitura

18



Publicidade
continue a leitura

O vapor de água gira a turbina, que movimenta um gerador, produzindo energia elétrica.

4 – Condensador

19

Publicidade
continue a leitura

O vapor de água produzido no sistema é transformado em água novamente através de um sistema de condensação, que é um condensador que, por sua vez, é resfriado por um sistema de refrigeração de água. Esse sistema bombeia água do mar, água fria, através de circuitos de resfriamento que ficam dentro do condensador.

5 – Gerador Elétrico

20

O gerador irá criar energia elétrica que será levada para torres de transmissão e distribuída na rede de energia.

6 – Sala de Controle

21

Assim como em submarinos, as usinas também têm uma sala de controle. Os trabalhadores da sala de controle na usina de energia nuclear ficam 24 horas de olho no reator nuclear e são os responsáveis pelas iniciativas de emergência.
[

Publicado em: 24/11/14 19h07