História

Como era o mundo antes da 1ª Guerra Mundial?

0

Entre os anos de 1914 e 1918, o mundo estava envolvido em uma grande tensão, causada pela Primeira Guerra Mundial. Conflitos extremamente violentos aconteciam, e acabaram deixando milhares de mortos, feridos e mutilados, famílias foram literalmente destruídas.

Além do rastro de sangue deixado pela guerra, acabou provocando também, a queda de impérios e a remodelação da geopolítica mundial. Com certeza, é uma mancha em nossa história que infelizmente, deixou consequências graves. Mas por que tudo isso aconteceu? Como era o mundo antes da guerra?

A Europa,especificamente, anos antes do estopim que culminaria na guerra, vivia um período bastante favorável, economicamente falando. O desenvolvimento industrial acontecia de forma rápida e intensa, o que favorecia o avanço tecnológico. Mudanças culturais também se alastravam pelo continente. De forma geral, o mundo passava por momentos de euforia com o progresso, em uma era chamada de Belle Époque (Bela Época, em português).

A industrialização que acontecia de forma frenética na Europa e em parte dos Estados Unidos, possibilitou a mecanização de atividades que antes, eram feitas de forma manual pelos funcionários de indústrias, por exemplo, aumentando a margem de produção em bens de consumo, de produção, entre outros. A população da época acreditava estar vivendo momentos de ouro.  Ali começava também o processo de globalização, onde a modernidade era a palavra da vez.

O continente europeu era o que mais se desenvolvia e continuava trabalhando para manter o ritmo acelerado, porém, tal fato se transformou em uma disputa, visto que um queria ter mais poder que o outro, buscando inovações tecnocientíficas que fossem capazes de se sobrepor aos outros países. O objetivo não era apenas dominar a Europa, mas sim o mundo como um todo.

Um clima de instabilidade e insegurança tomava conta e alguns críticos já diziam que a Belle Époque traria consequências amargas ao mundo. Com a relação totalmente abalada entre os países europeus, esses conflitos culminaram no assassinato de Francisco Ferdinando, arquiduque e provável herdeiro do Império Austro-Húngaro. O O fato aconteceu na Bósnia e teve como culpado um ativista sérvio, fazendo com que os dois países rompessem laços quando a Áustria declara guerra à Sérvia. A morte do arquiduque foi o estopim para o início da grande guerra, que dividiu a Europa e países de todo o mundo em apoio a um dos dois, o que acabou tomando proporções inimagináveis e se transformou na triste história que conhecemos hoje.

E aí galera, o que acham? Gostaram da matéria? Compartilha sua opinião aí com a gente!

7 mentiras que todo mundo acredita sobre exercícios físicos

Matéria anterior

10 coisas extremamente ridículas que estão sendo vendidas nesse exato momento

Próxima matéria

Mais em História

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.