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Como eram 11 estátuas Gregas quando elas foram criadas

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Segundo Susanne Ebbinghaus, curadora da arte antiga no Museu de Arte da Universidade de Harvard, há algum tempo os pesquisadores e arqueólogos já sabiam que as clássicas estátuas gregas, que tanto estudamos no colegial, eram na realidade pintadas e consequentemente coloridas.

Por outro lado, mesmo tendo chegado a essas conclusões, a ideia toda ainda era bastante abstrata, uma vez que não podíamos deduzir e nem se quer encontrar a primeira peça desse quebra-cabeça.

Se as estátuas eram coloridas, que tipo de pigmentação possuíam? Existiam padrões? De que material eles poderiam extrair esse tipo de substancia?

As coisas só foram ficar realmente mais claras, quando notaram em algumas análises cientificas e testes ultravioleta, diferenças na estrutura da superfície das pedras, causadas exatamente por conta das pinturas feitas e os restos de pigmentos que ali existiam.

Por mais que nada fosse possível de se perceber a olho nu, ficou bastante evidente quais eram as cores utilizadas e onde exatamente elas eram aplicadas.

A grande maioria das tintas eram preparadas a partir de plantas, ovos, e até mesmo de minerais.

Após chegarem as essas conclusões, uma exposição com 22 cópias de estátuas gregas reais, foi colocada a exposição. Para muitos admiradores da arte grega, o sentimento predominante é de que o clássico, simplesmente houvesse morrido, mas apesar dos radicais, é interessante pensar que na realidade o conceito de arte clássica que conhecemos simplesmente nunca existiu, e que algo completamente novo ainda foi descoberto sobre aquela área que aparentemente já dominávamos.

O mais bacana ainda, é pensar que as futuras gerações, já serão doutrinadas dentro dessa nova realidade, e que a imagem da estátua de mármore pálida e polida, como referência a arte clássica, pode simplesmente ficar por aqui.

Confira a seguir, a reconstrução de como seria as estátuas gregas no período em que foram criadas:

Kriegerkopf aus dem Ostgiebel des Aphaia-Tempels von Aigina, um 490/480 v.Chr. Im UV-Licht ist das Schuppenmuster auf dem Helm deutlich erkennbar. Copyright Stiftung ArchŠologie, MŸnchen

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Sog. Panzertorso, um 470 v.Chr. (Athen, Akropolismuseum 599). Rekonstruktion des metallenen Brustpanzers und der mit Blattornamenten verzierten Kleidung. Copyright Stiftung ArchŠologie, MŸnchen

Stele der Paramythion und Rekonstruktion der farbigen Fassung (Original München Glyptothek 522, um 370 v.Chr.) Die Stele der Paramythion war die erste bemalte Grabstele, an der die UV- und Streiflichttechnik 1960 erfolgreich erprobt und deren Erscheinungsbild für einen Museumskatalog erschlossen wurde. Copyright Stiftung ArchŠologie, MŸnchen

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Porträt des römischen Kaisers Caligula und Rekonstruktion (Original Ny Carlsberg Glyptotek Kopenhagen, 37-41 n.Chr.) Besonders eindrücklich ist das linke Auge des Originals, bei dem noch die Bemalung der Wimpern erhalten ist. Copyright Stiftung ArchŠologie, MŸnchen

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E então queridos leitores, o que você achou das estátuas gregas originais? Você realmente acredita que essa descoberta irá mudar a maneira como enxergamos a arte clássica, e que a ideia das estátuas brancas e de mármore serão aos  poucos substituída por essa nova imagem? Conta pra gente aqui embaixo, qual é a sua opinião?

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