Curiosidades

Como esse disco é capaz de passar por um quadrado muito menor?

0

Pode parecer uma pergunta boba, mas um disco circular grande pode passar um pequeno orifício quadrado? Quando você imagina essa situação, pode parecer impossível. No entanto, graças à explicação de um matemático, isso é possível. Afinal, como esse disco é capaz de passar por um quadrado muito menor?

Você pode tentar em casa, mas não vale rasgar ou tentar esticar para trapacear. De todo modo, antes que você quebre a cabeça, esse matemático vai explicar que fazer isso é muito mais simples do que parece. E como ele mesmo disse, “estou disposto a ensinar esse segredo totalmente de graça, apenas para essa ocasião”.

Desafiando as leis da física ou uma ilusão de ótica?

De acordo com Tadashi Tokieda, matemático da Universidade de Stanford, a explicação é muito fácil do que você imagina. Para isso, um vídeo esclarecedor da Numberphile, ele demonstra essa ilusão utilizando um disco feito de cortiça e uma folha de papel, com um buraco quadrado no meio. Dessa forma, ao dobrar o papel de uma certa maneira, o buraco se torna grande o suficiente para até mesmo uma “montanha-russa” passar pela abertura. “Eu não estiquei, muito menos rasguei. No entanto, quando dobro o “lençol” de uma maneira criteriosa, o disco que passa pelo quadrado é muito maior do buraco. Afinal, como isso é possível?”, disse Tadashi.

De acordo com Tokieda, há explicação detalhada para justificar o experimento. Primeiro, “tem haver com a dimensão intrínseca ou interna deste pedaço de papel, que é de duas dimensões. Depois, também precisamos levar em conta o fato de que essa folha evolui ou floresce no espaço tridimensional do ambiente”, disse Tokieda. Além disso, “há espaço para os cotovelos e também, espaço para o ambiente”.

Essa explicação ainda pode parecer confusa, mas claro, não precisa ficar coçando a cabeça para entender, basta observar como Tadashi dobra o papel. No vídeo, é possível entender que há uma maneira mito específica para transformar a folha de duas dimensões em uma forma de três dimensões. Dessa forma, ao fazer isso, ele reúne os dois lados de um quadrado e forma uma abertura maior pela qual o disco de cortiça pode passar sem nenhum problema. Em seguida, é possível assistir o vídeo com a explicação de Tadashi Tokieda. E claro, por que não tentar em casa?

Entendendo os truques da matemática

No final das contas, esse pode se tornar um belíssimo “truque de bar”. Pelo menos, é o que um dos comentários, encontrados no vídeo, sugere. De acordo com um dos membros da comunidade, o tamanho do disco e do papel é perfeito para impressionar os amigos ou novas pessoas. Portanto, acredito que você nunca imaginou que estaria usando a matemática dessa maneira, não é? Mesmo que o matemático tenha ensinado o truque “de graça”, pode ser que algumas pessoas queiram apostar que podem passar o disco pelo quadrado.

No canal Numberphile, é possível encontrar todo tipo de vídeo relacionado a números, inclusive, esse estudo. Além disso, o canal é apoiado pelo Mathematical Sciences Research Institute (MSRI). E claro, outros vídeos do professor Tadashi Tokieda podem ser encontrados no canal. Para assistir mais, basta clicar aqui.

Conheça Marnie, a cadelinha famosa do Instagram que tem amigos famosos, como Taylor Swift e Demi Lovato

Matéria anterior

7 personalidades mais impressionantes do YouTube

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.