Como esse disco é capaz de passar por um quadrado muito menor?

Avatar for Erik ElyErik ElyCuriosidadesfevereiro 10, 2020

Pode parecer uma pergunta boba, mas um disco circular grande pode passar um pequeno orifício quadrado? Quando você imagina essa situação, pode parecer impossível. No entanto, graças à explicação de um matemático, isso é possível. Afinal, como esse disco é capaz de passar por um quadrado muito menor?

Você pode tentar em casa, mas não vale rasgar ou tentar esticar para trapacear. De todo modo, antes que você quebre a cabeça, esse matemático vai explicar que fazer isso é muito mais simples do que parece. E como ele mesmo disse, “estou disposto a ensinar esse segredo totalmente de graça, apenas para essa ocasião”.

Desafiando as leis da física ou uma ilusão de ótica?

De acordo com Tadashi Tokieda, matemático da Universidade de Stanford, a explicação é muito fácil do que você imagina. Para isso, um vídeo esclarecedor da Numberphile, ele demonstra essa ilusão utilizando um disco feito de cortiça e uma folha de papel, com um buraco quadrado no meio. Dessa forma, ao dobrar o papel de uma certa maneira, o buraco se torna grande o suficiente para até mesmo uma “montanha-russa” passar pela abertura. “Eu não estiquei, muito menos rasguei. No entanto, quando dobro o “lençol” de uma maneira criteriosa, o disco que passa pelo quadrado é muito maior do buraco. Afinal, como isso é possível?”, disse Tadashi.

De acordo com Tokieda, há explicação detalhada para justificar o experimento. Primeiro, “tem haver com a dimensão intrínseca ou interna deste pedaço de papel, que é de duas dimensões. Depois, também precisamos levar em conta o fato de que essa folha evolui ou floresce no espaço tridimensional do ambiente”, disse Tokieda. Além disso, “há espaço para os cotovelos e também, espaço para o ambiente”.

Essa explicação ainda pode parecer confusa, mas claro, não precisa ficar coçando a cabeça para entender, basta observar como Tadashi dobra o papel. No vídeo, é possível entender que há uma maneira mito específica para transformar a folha de duas dimensões em uma forma de três dimensões. Dessa forma, ao fazer isso, ele reúne os dois lados de um quadrado e forma uma abertura maior pela qual o disco de cortiça pode passar sem nenhum problema. Em seguida, é possível assistir o vídeo com a explicação de Tadashi Tokieda. E claro, por que não tentar em casa?

Entendendo os truques da matemática

No final das contas, esse pode se tornar um belíssimo “truque de bar”. Pelo menos, é o que um dos comentários, encontrados no vídeo, sugere. De acordo com um dos membros da comunidade, o tamanho do disco e do papel é perfeito para impressionar os amigos ou novas pessoas. Portanto, acredito que você nunca imaginou que estaria usando a matemática dessa maneira, não é? Mesmo que o matemático tenha ensinado o truque “de graça”, pode ser que algumas pessoas queiram apostar que podem passar o disco pelo quadrado.

No canal Numberphile, é possível encontrar todo tipo de vídeo relacionado a números, inclusive, esse estudo. Além disso, o canal é apoiado pelo Mathematical Sciences Research Institute (MSRI). E claro, outros vídeos do professor Tadashi Tokieda podem ser encontrados no canal. Para assistir mais, basta clicar aqui.

Seguir
Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...