Sua caminhada pode ficar melhor com esse truque

Estamos sempre na busca de várias maneiras de manter o nosso corpo perfeito e a saúde a mais ideal possível. Para conseguir esse objetivo, recorremos a vários meios, desde uma mudança na alimentação, na rotina, incluindo exercícios físicos e até um controle melhor das noites de sono. Dentre todas as possibilidades, e uma das mais fáceis de serem incorporadas à rotina, está a caminhada. Embora seja algo que pareça simples, existem formas de deixar a caminhada ainda melhor.

De acordo com um novo estudo feito pelos pesquisadores da Universidade de Milão, caminhadas curtas, com intervalos de descanso, podem trazer resultados melhores do que caminhar sem parar. Para chegar a essa conclusão, eles avaliaram a performance de 10 participantes, sendo 5 homens e 5 mulheres, com aproximadamente 27 anos.

Todos eles subiram escadas em intervalos de 10, 30, 60, 90 e 240 segundos e também fizeram essa mesma sequência em uma esteira. Os pesquisadores mediram o oxigênio dos participantes antes, durante e depois do exercício como uma forma de avaliar a quantidade de energia que eles gastaram.

Caminhada melhor

Tenda atacadão

Como resultado, eles viram que a captação média de oxigênio e o custo metabólico foram maiores nas caminhadas curtas. Por exemplo, nas que duravam 30 segundos, o consumo de oxigênio foi entre 20% e 60% maior do que o esperado tendo como base as medições padrão de exercícios de caminhada contínua.

Isso mostra que mesmo sendo curtas, os intervalos de caminhada conseguiram aumentar de forma significativa a demanda de oxigênio do corpo.

Esse truque para fazer a caminhada ficar melhor ainda não é totalmente entendido. De acordo com os pesquisadores. o modelo tradicional para calcular o gasto energético leva em consideração os dados das caminhadas contínuas, sem nenhuma pausa.

Nesse tipo de atividade, o corpo de adapta ao exercício e tem como resultado um consumo de oxigênio menor e, por conta disso, um cálculo de gasto calórico que pode não mostrar o cenário real das caminhadas curtas.

Esse novo estudo dá uma perspectiva nova não somente para as pessoas que querem ter uma caminhada melhor. Até porque a caminhada com pausas é usada nos tratamentos e reabilitação de várias condições clínicas, como derrame e obesidade.

“Compreender o custo de sessões curtas é crucial para personalizar programas de exercícios, especialmente para pessoas com baixa aptidão aeróbica e maior tempo para atingir um estado metabólico estável”, pontuou um trecho do estudo.

Fonte: Olhar digital 

Imagens: Tenda atacadão 

Post Anterior

Próximo Post

Seguir
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...