• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como fazer um aviãozinho de papel que voa para sempre

POR Cristyele Oliveira    EM Entretenimento      09/08/19 às 15h38

Quem nunca fez um aviãozinho de papel na infância, não sabe o que é se sentir um verdadeiro piloto da aeronáutica. É bem provável que você já tenha feito um, nem que seja no tempo da escola, quando os coleguinhas se reuniam para ver qual avião voava mais. Mas se esse não é o seu caso, você não sabe o que está perdendo. E se dissermos para você, que é possível fazer um aviãozinho de papel que voa para sempre, você acreditaria? Pois saiba que isso é totalmente possível, e vai levar as brincadeiras de criança a um outro nível.

Hoje em dia, com a internet, podemos aprender tudo e um pouco mais. Temos uma infinidade de tutoriais, que ensinam desde como fazer um miojo magistral até como construir uma casa sustentável. E por que não como fazer um avião que literalmente voa para sempre? Parece algo impossível, não é mesmo? Mas de fato existe. E você pode fazer o seu próprio aviãozinho de papel que vai voar muito, em um ciclo ininterrupto.

O voo infinito

Não se trata de um truque. É, na verdade, algo muito simples e lógico. É o mesmo princípio que faz o urubu voar durante horas e horas no céu. Isso só é possível graças a energia térmica. Essa energia funciona da seguinte maneira: o sol aquece o ar e esse ar quente sobe, dando impulso para o pássaro permanecer no ar, planando e economizando a sua própria energia.

Agora, sabendo disso, você pode usar uma fonte térmica qualquer para aquecer o ar. Assim, criando um influxo permanente de ar quente subindo, você consegue ter um avião de papel voando em um ciclo permanente, enquanto a fonte de energia estiver ativa. No caso do vídeo, que ensina como fazer isso, foi usado um conjunto de placas aquecidas, o cook top.

Mas para fazer isso funcionar, é preciso ajustar ainda os "flaps" do aviãozinho de papel da forma certa, para que ele consiga fazer uma volta eterna. Assim, ele permanecerá recebendo o impulso do ar quente. Enquanto houver esse ar subindo, o avião ficará no ar.

O segredo para fazer o aviãozinho voar desse jeito está na hora de confeccioná-lo, é preciso encontrar exatamente onde está o seu ponto de equilíbrio. Veja como fazer isso no vídeo a seguir.

O vídeo

Embora o vídeo esteja em inglês, ele é bem autoexplicativo e dá para entender bem como é o processo.

O que pode ser um desafio aqui no Brasil, é o fato de que, aqui, a maioria das pessoas usa o fogão convencional, e as placas aquecidas não são tão comuns. Até que funcionaria, porque o fogo também aquece o ar, porém o fogo pode atrapalhar o processo, e se por acaso o avião encostar na chama, ele queimará.

Mas se você tiver um cook top em casa, ou encontrar outra fonte de energia térmica que funcione, você conseguirá fazer um aviãozinho de papel que voa para sempre em sua casa. Mas tome cuidado, tudo o que envolve fogo, ou coisas quentes, pode ser perigoso.

E você, o que achou desse aviãozinho? Vai tentar fazer em casa? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Mundo Gump  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+