icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Como foi a explosão do maior fogo de artifício do mundo pelo Guinness?

POR Erik Ely EM Curiosidades 17/02/20 às 17h52

capa do post Como foi a explosão do maior fogo de artifício do mundo pelo Guinness?

Recentemente, o céu de Steamboat Springs, no Colorado, foi tomado por uma coloração vermelha, que entrou para história. No entanto, esse não foi o resultado de mudanças climáticas, mas sim de um fogo de artifício. Com 1270 quilos e 1,57 metro de diâmetro, essa foi a explosão do maior fogo de artifício do mundo, de acordo com o Guiness.

Para fazer com que o recorde anterior fosse quebrado, foi necessário um fogo de artifício de mais de uma tonelada. Além disso, a explosão que tomou conta do céu serviu para abrir a noite de carnaval de inverno da cidade.

Por alguns segundos, o céu foi tomado de vermelho

Recentemente, os céus de Stemboat Springs, no Colorado, se coloriram em vermelho, na maior explosão de fogos de artifício. Contudo, para que isso fosse possível, o fogo de artifício precisou ser lançado em uma cápsula que pesava cerca de 2.800 libras (1270 quilos). Para se ter uma ideia, esse é o peso de um Corolla, o carro da marca Toyota. Além disso, o objeto também possuía 62 polegadas, pouco mais do que um metro e meio de diâmetro.

Para lançar a cápsula, uma equipe do Steamboat Fireworks precisou utilizar um tubo de aço de 9 metros. Dessa forma, o tudo ficou enterrado na Emerald Mountain, uma região que possuía vista para o festival. Em seguida, os explosivos impulsionaram a concha para fora do tubo a mais de 480 km. Depois disso, os explosivos subiram por quase 2 km, antes de explodirem. Durante a explosão, inúmeras pessoas registraram o momento, e claro, ele pode ser conferido em diversas redes sociais. Para conferir a explosão de fogos, basta abrir o vídeo a seguir.

Esse festival acontece anualmente na cidade, e para que a edição desse ano fosse marcada, os organizadores estavam preparando tudo há um bom tempo. De acordo com um dos criadores do projeto, foram sete anos e duas mil horas de trabalho. "Investimos centenas de horas nesse projeto. Agora, aproveitaremos os próximos meses sabendo que tudo deu certo", disse Tim Borden, gerente e financiador do projeto.

Quebrando um recorde estabelecido anteriormente

Para o evento, um funcionário do Guinness World Records compareceu ao lançamento. Depois que tudo aconteceu como previsto, Tim Borden, Ed MacArthur, Eric Krug e Jim Widmann receberam o certificado do maior explosão de fogos de artifícios.

Antes, o recorde mundial foi estabelecido nos Emirados Árabes, em 2018, com uma capsula de pouco mais de uma tonelada. Contudo, a equipe de Borden já havia tentado ultrapassar o recorde no ano anterior, mas acabou não funcionando. Isso porque a capsula dos explosivos acabou explodindo antes do planejado. "Quando você pensa sobre isso em um nível física, para colocar uma tonelada de qualquer coisa no ar por meio de uma explosão, é preciso pensar um pouco", disse Borden.

Com uma precaução, esse ano a carcaça foi coberto por mais de 160 quilômetros de fita. "Apenas para embrulhar esse fogo de artifício, levou um mês de oito horas por dia", disse Borden. "No ano passado, acho que a capsula pode não ter sido suficientemente grossa para suportar a explosão que a enviou ao ar". Entretanto, esse ano podemos dizer que o trabalho de fazer o maior fogo de artifício do mundo valeu a pena.


Próxima Matéria
Via   CNN  
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest