Curiosidades

Como funciona uma air fryer?

air fryer
0

Fritadeiras elétricas se tornaram verdadeiros fenômenos. A fama atribuída a elas vem da forma como os alimentos são fritos, que não utilizam um pingo de óleo. Todo o preparo da comida é feito com ar quente. Mas como é possível fritar carne ou batata, por exemplo, apenas com ar quente? A partir de agora, você entenderá todo o funcionamento da famosa air fryer.

Embora pareça estranho, a “fritura” dos alimentos dentro dessas panelas acontece unicamente com ar quente. Muito quente mesmo! O alimento é cozido ao máximo usando sua própria umidade e uma temperatura muito alta. Este tipo de cozimento é chamado de convecção.

Ao se preparar batatas fritas caseiras na air fryer, a porcentagem de gordura pode ser de apenas 1,5%. Isso porque, de acordo com o método utilizado, que é a convecção, nenhum tipo de óleo é adicionado e as batatas são “fritas” a partir da própria umidade e gordura.

Mas como o processo acontece?

Ao ligar a fritadeira, ela aquece uma bobina elétrica posicionada na parte superior da panela. Tal dispositivo é semelhante ao das churrasqueiras elétricas. Esse calor deixa o recipiente super quente e vai penetrando nos alimentos, aquecendo-os internamente. 

Em três minutos, a temperatura interna sobe a até 300 graus! A partir daí, pequenas hélices que giram de forma muito rápida começam a fazer esse ar quente circular por dentro da bandeja de alimentos, cozinhando-os rapidamente e por inteiro.

O ar circula igualmente em todas as partes da panela e em todos os alimentos por conta do formato da bandeja e da parte interna da fritadeira. Todo o design desse apetrecho é pensado para que os alimentos fiquem prontos de forma rápida e igualitária, sem que alguns pedaços fiquem crus e outros torrados.

iStock

No entanto, apesar de ser conhecida como “fritadeira”, a air fryer funciona mais como uma “assadeira”. Isso porque os alimentos são cozidos ao extremo, por isso ficam sequinhos e crocantes. Em relação à forma de preparo, essa panela elétrica se assemelha a um forno. Mas, o resultado da comida é mais próximo da fritura convencional.

Vantagens da air fryer

Um dos pontos observados ao se escolher uma air fryer é a opção por alimentos saudáveis. Isso porque, como não é necessário o uso de óleo, as refeições se tornam menos calóricas. Por isso é possível comer alimentos que antes seriam gordurosos, como batata frita, de uma forma mais saudável. 

Algumas pessoas arriscam o preparo de alimentos diferentes nessas panelas, como bolos e pudins. É claro que o espaço da fritadeira elétrica não é muito grande e, por isso, um bolo jamais ficaria grande como ficaria se fosse preparado em um forno elétrico. Porém, o utensílio pode quebrar o galho e ajudar os mais aventureiros na cozinha.

Um outro ponto positivo na escolha da panela é que o preparo dos alimentos é automatizado, ou seja, não há necessidade de supervisão constante como acontece em panelas de frituras tradicionais, com bastante óleo. Além disso, não há liberação de fumaça por toda a cozinha ou respingos de gordura por todo lado.

Em termos de segurança, a fritadeira tem uma vantagem por não utilizar pressão para cozinhar os alimentos e, assim, diminui os riscos para usuários. Por outro lado, um dos problemas é o alto consumo elétrico, que pode pesar na conta de energia. As fritadeiras domésticas possuem entre 800 e 2.100 watts de potência. Dependendo da frequência do uso, o impacto na conta de energia pode ser sentido. Por esse motivo, é importante analisar bem qual modelo adquirir. 

Essa bebida popular duplica o risco de câncer de intestino

Matéria anterior

Coisas inacreditáveis que você não sabia sobre o Egito Antigo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos