Curiosidades

Essa bebida popular duplica o risco de câncer de intestino

0

O câncer talvez seja uma das doenças mais temidas pelo mundo inteiro. Em suma, câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado, maligno, de células. Ademais, as pessoas que bebem de uma certa bebida podem ter um risco maior de desenvolver o tumor.

Nesse ínterim, o câncer de intestino começa no intestino grosso e se desenvolve a partir de formações pré-tumorais, chamadas pólipos. Entretanto, não são todos os pólipos que se tornam cancerosos quando são detectados. Geralmente, os médicos tendem a tirá-los para prevenir o aparecimento da doença.

Se os tumores intestinais forem detectados logo no começo, eles podem ser curados. Além disso, levar um estilo de vida saudável pode também fazer uma diferença enorme e diminuir a probabilidade de se contrair essa doença.

Até porque, abemos que uma boa alimentação pode influenciar na saúde e na boa disposição. Assim como uma alimentação saudável nos ajuda, hábitos alimentares pouco saudáveis podem acabar desencadeando doenças hepáticas, renais, cardíacas e oncológicas. Além do que, algumas dessas condições podem ser fatais, como o câncer.

Bebida

Istoé dinheiro

Os motivos pelos quais as células cancerígenas se desenvolvem podem ser os mais variados, como por exemplo, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, exposição ao sol e até mesmo uma alimentação inadequada.

De acordo com um estudo, existe uma ligação entre a bebida açucarada e esse tipo de câncer. Os pesquisadores descobriram que aqueles adultos que consomem duas ou mais doses desse tipo de bebida açucarada por dia “duplicam” as chances de sofrerem com câncer no intestino antes de chegarem aos 50 anos. Vale dizer que o risco é maior entre as mulheres.

Segundo o estudo, bebidas como as aromatizadas com frutas e bebidas energéticas são uma ameaça bem significativa à saúde.

Para o estudo, os pesquisadores monitoraram 95.464 pessoas durante 24 anos. Eles levaram em conta o histórico familiar de câncer do intestino, estilo de vida e o que eles comiam e bebiam.

Chances

Instituto vencer o câncer

Como resultado ao logo dos anos, eles descobriram que 109 mulheres desenvolveram um tumor antes dos 50 anos. Essas mulheres tinham tomado uma quantidade maior de bebida açucarada durante a vida adulta.

As que bebiam duas ou mais porções de bebidas açucaradas por dia tinham duas vezes mais chances de desenvolverem câncer do intestino quando comparadas às mulheres que bebiam menos de uma dose por semana dessa bebida.

O estudo associou cada dose diária de uma bebida adoçada com açúcar a um risco 16% mais elevado. Essa porcentagem subiu para 32% durante a adolescência. Quando esse tipo de bebida é substituída por outras artificialmente adoçadas, como café ou leite magro, o risco de aparecimento de tumor era 36% menor.

Em conclusão, os pesquisadores constataram que o consumo de bebidas açucaradas pode contribuir de forma significativa para o surgimento precoce da doença. “Reduzir a ingestão e/ou substituição com outras bebidas mais saudáveis entre adolescentes e adultos jovens pode ser uma potencial estratégia para aliviar a crescente incidência de câncer do intestino antes dos 50 anos de idade”, concluíram.

Fonte: MSN

Imagens: Istoé dinheiro, Instituto vencer o câncer

Qual foi o primeiro anime do mundo?

Matéria anterior

Como funciona uma air fryer?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos