Curiosidades

Como a gordura do corpo é eliminada quando emagrecemos?

0

Emagrecer é o sonho de diversas pessoas, mas essa não é uma tarefa fácil. Há diversos métodos como exercícios, dietas e até mesmo processos cirúrgicos. Há muitas dúvidas a respeito dos processos naturais e uma das maiores é: como a gordura que perdemos ‘expira’ do corpo? A gordura pode ser respirada e queimada quando perdemos peso. Assim dizem os bioquímicos envolvidos em um estudo do metabolismo em um nível microscópico. No entanto, eles alertam que as pessoas ainda precisam manter a rotina de exercícios para se manterem magras. Hiperventilar por conta própria poderá não resolver o problema.

A equipe de estudos australiana traçou a rota da gordura para fora do corpo como átomos. Algumas coisas acontecem quando a gordura é quebrada em suas partes constituintes. As ligações químicas são quebradas. Esse é um processo que libera calor e combustível para energizar os músculos. Mas os átomos permanecem e diversos deles deixam o corpo pelos pulmões como dióxido de carbono, segundo os cientistas.

Armazenamento de gordura e metabolismo

A gordura dos alimentos é armazenada no corpo em células com o nome de adipócitos. É o armazenamento como um composto chamado de triglicerídeo. O triglicerídeo consiste em três tipos diferentes de átomos; carbono, hidrogênio e oxigênio. Isso quer dizer que, quando decomposta, cerca de um quinto dela forma água e quatro quintos acabam se transformando em dióxido de carbono. A água formada pode ser excretada na urina, fezes, suor, respiração, lágrimas e outros fluídos do nosso corpo. Essa é prontamente reabastecida com água potável. Mas o carbono exalado só pode ser substituído pela ingestão de alimentos ou pelo consumo de bebidas, como sucos de frutas.

Reduza a comida, aumente os exercícios

Ruben Meerman e Andrew Brown, da Universidade de New South Wales, são os autores do estudo. Eles disseram: “Nada dessa bioquímica é nova, mas por razões desconhecidas parece que ninguém pensou em realizar esses cálculos antes”, disseram. “Estes resultados mostram que os pulmões são o principal órgão excretor para perda de peso”. Os estudiosos estimam que uma pessoa média perde pelo menos 200g de carbono diariamente e cerca de um terço disso ocorre quando dormimos.

Substituindo uma hora de descanso por exercícios de intensidade moderada, como jogging, remove 40g adicionais de carbono do nosso corpo. Isso eleva o total em cerca de um quinto a 240g. Sendo assim, para manter o peso, precisamos equilibrar o que comemos contra o que queimamos e expiramos. “Perder peso requer destravar o carbono armazenado nas células adiposas, reforçando, assim, o refrão frequentemente ouvido de ‘coma menos, se mova mais’”, disseram os pesquisadores.

Duane Mellor, da Associação Britânica de Dietética, fez uma comparação do metabolismo da gordura à queima de gasolina em um automóvel. Ele produz calor e impulsiona o movimento, mas também cria e libera o seu ‘lixo’. “Os átomos deixados depois de quebrar a gordura como energia são como os gases do escapamento”, finalizaram.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Descubra o quão rápida pode ser a nova internet 5G

Matéria anterior

Entenda porque o confinamento é o pior tipo de tortura psicológica

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar