Como os astronautas conseguem dormir no espaço?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      03/08/15 às 15h49

Um ser humano normal passa 1/3 da própria vida dormindo, geralmente 8 horas por dia. Dormir é ótimo, todo mundo gosta, não tem quem não goste, seja na Terra, seja no Espaço. Os astronautas, como seres humanos, também precisam de boas horas de sono. Mas sem ter uma cama macia, ou um travesseiro, ou nem mesmo a gravidade, como os astronautas conseguem dormir?

O procedimento padrão para uma boa noite de sono é se amarrar com tiras. Segundo o astronauta Dr Story Musgrave, a Nasa fornece sacos de dormir, desses normais, mas que tem tiras acopladas para prender seus braços e sua cabeça para baixo.

Mas Dr. Musgrave ainda mudou o jeito de dormir. Afinal, não é todo dia que se vai para o espaço e, quando se vai, por quê dormir do jeito convencional? Os quartos de dormir dos ônibus espaciais têm um piso e teto, e Dr. Musgrave decidiu prender seu saco de dormir ao teto.

8HNq0G7

Ser preso ao saco de dormir garante um sono mais compatível com o padrão da Terra, mas Musgrave ainda queria ir mais além. Ele então dormiu flutuando livremente. E esbarrar nas coisas não seria uma preocupação, porque você estaria se movendo de forma lenta e o impacto seria tão pequeno que não ia te acordar. Além disso, todos os interruptores ou alavancas da foram equipados com tampas para evitar um astronauta desastrado acidentalmente esbarre em algum.

Além disso, durante o sono no espaço, os membros encontram um equilíbrio confortável entre "esticado" e "dobrado", conhecido como o "ponto neutro".

É mais ou menos o que você sente quando está debaixo d'água. Segundo o astronauta, dormir no espaço é como dormir flutuando debaixo d'água (embora ninguém nunca tenha dormido embaixo d'água).

GpIEg17

Outra sensação interessante descrita pelo Dr. Musgrave é a perda de estimulação em todas as direções. Sem a cama pressionando contra seus corpos, os astronautas podem acordar do sono flutuante completamente desorientados e convencido de que eles não têm braços ou pernas. (O que não acontece se você estiver confortavelmente preso em seu saco de dormir).

Além disso, outra vantagem de dormir no espaço é o silêncio. Exceto pelo barulho ocasional de máquinas, não se ouvia mais nada mexendo, nem mesmo roncando, já que é difícil produzir sons respiratórios sem gravidade.

Dr. Musgrave disse que ele prefere dormir na Terra, mas confessou que adorou a oportunidade de dormir sem gravidade.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+