Veja o que acontece quando um carro consegue ser hackeado

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      03/08/15 às 15h24

As empresas que trabalham com softwares e redes de dados normalmente investem pesado em segurança virtual. Afinal todo o trabalho da empresa como dados confidenciais, senhas, programas, tudo o que faz a empresa funcionar está num ambiente virtual que pode ser invadido e dominado pelos famosos "hackers", experts em informática que podem penetrar os mais blindados sistemas, roubando dados e informações controlando a rede alheia. Mas e se, ao invés de computadores de empresas, os alvos de ataque dos hackers fossem carros? Sim, isso também acontece.

Os automóveis (principalmente os de modelos mais recentes) vêm acoplado com sistema informatizado, que operam o GPS e a conexão direta com a internet que beneficia o motorista em muita coisa. E esse sistema está vulnerável a invasões e ataques de hackers que podem controlá-lo através de outras plataformas.

Um teste foi feito nos Estados Unidos provando que o sistema dos carros podem ser invadidos e controlados, onde alguns especialistas conseguiram, com eficácia, controlar o sistema de software Uconnect, lançado pela Fiat Chrysler. A princípio, os hackers fazer truques completamente inofensivos. Colocam uma fotografia de si mesmos na tela digital no carro, brincam com o ar condicionado e mexem com o sistema de som. E isso tudo feito de forma totalmente independente dos comandos do motorista e à distância.

chrysler-uconnect

Eles decidem então assumir a direção do carro, guiando entre acelerações súbitas e freadas bruscas, tirando totalmente o controle do motorista. Tudo isso através da invasão do sistema informatizado do Fiat Chrysler, o Uconnect. O teste provou que sistemas como esse são falhos e com brechas, sendo totalmente vulneráveis a invasões. Isso deixa uma sensação de insegurança e paranoia, pois nosso carro pode ser "hackeado" por qualquer um que quiser controlá-lo!

hacker-controla-carro-celular

O vídeo à seguir mostra um outro caso de 'carro hackeado'. Um homem tem o controle total de um automóvel, totalmente alheio a ele, apenas controlando seu sistema informatizado. Então, quando estiver dirigindo e seu carro ligar a música sozinho, ir para esquerda quando girou o volante para a direita, e acelerar sem comando seu, ele não está possuído, mas sim hackeado!

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+