Muitas pessoas sonham em fazer um cruzeiro pelos mares e explorar as belezas do oceano e de outras regiões. E há algum tempo, existem cruzeiros que oferecem mais do que somente uma viagem. Eles podem ser temáticos ou então terem uma celebridade como “donas” dele. No entanto, isso não é a única coisa que chama atenção nessas embarcações. Uma das dúvidas que as pessoas tem sobre eles é como os maiores navios de cruzeiro do mundo conseguem afundar no mar para evitar colisões com pontes.
Com o objetivo de chamar a atenção de cada vez mais pessoas, as empresas estão investindo em navios cada vez maiores. Claro que isso aumenta o desafio para todas as partes envolvidas, principalmente para o capitão. Contudo, por maiores que eles fiquem, as embarcações tem que conseguir fazer o necessário para poderem navegar, e é nesse ponto que a engenharia entra em ação.
Atualmente, o maior navio de cruzeiro do mundo é o Icon of the Seas, da Royal Caribbean. Ele foi inaugurado nesse ano e tem 93 metros de altura, o que é equivalente a um prédio de 20 andares. O trajeto da embarcação é de Miami para a Finlândia, e durante a viagem tem uma atração fora do comum: atravessar a Great Belt Bridge.
Para quem não sabe, a Great Belt Bridge é a sexta ponte suspensa mais longa do mundo, atravessando o estreito dinamarquês com 254 metros de altura. Por conta disso é que vem a questão de como os maiores navios de cruzeiro do mundo conseguem afundar no mar para evitar colisões com pontes.
A resposta para isso está nas técnicas de engenharia modernas colocadas no Icon of the Seas. Contudo, para que o navio de cruzeiro consiga passar ileso embaixo da Great Belt Bridge o truque usado é algo bastante antigo. No caso, eles enchem tanques com água do mar para diminuir a altura acima da linha d’água.
Outro navio de cruzeiro que consegue afundar no mar para evitar colisões com pontes é o Allure of the Seas. Essa embarcação atravessa a ponte desde 2009 e, além de usar a mesma técnica que o Icon of the Seas, ele também utiliza outra técnica mais apropriada. No caso, esse navio tem funis coletores, que sugam a água do mar, o que faz com que a sua altura diminua em quase quatro metros.
Fonte: Época negócios
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