Ciência e Tecnologia

Como saber se você é um gênio mesmo colecionando notas ruins na escola?

0

Você sabia que existem algumas matérias na escola que você aprendeu e que realmente não servem para nada? Aqui no site da Fatos Desconhecidos nós já exibimos para você quais são elas.

Na escola, os alunos são condicionados a serem avaliados dentro de um sistema educacional convencional que exige o mesmo empenho para todos eles.

E isso é alvo de críticas para o psicólogo da Universidade Harvard, Howard Gardner, autor da Teoria das Inteligências Múltiplas. Segundo ele, em publicação feita no portal G1, “quando você tira notas altas no colégio, fica achando que é muito inteligente. Mas se for ao teatro, visitar uma fazenda ou uma granja, verá que outras inteligências são importantes.”

O especialista afirma que existem oito tipos de inteligência e, assim, é possível identificar gênios entre pessoas que tiram notas baixar ou muito ruins na escola. Confira quais são elas e veja que tipo de gênio você pode ser, segundo a classificação de Gardner.

1 – Inteligência naturalista

charles-darwin

A inteligência naturalista tem a ver com suas experiências com coisas da natureza, como plantas por exemplo. Esse tipo de habilidade detecta, diferencia e categoriza questões relacionadas à natureza. Um exemplo dessa inteligência é o evolucionista Charles Darwin.

De acordo com o estudo, “o psicólogo de Harvard incluiu esta categoria posteriormente, em 1995, por considerá-la uma das inteligências fundamentais para a sobrevivência do ser humano.
Saber distinguir variedades de animais e plantas e caminhar pela mata como se estivesse em casa é uma demonstração de genialidade.
Esta é a característica de quem se destaca em áreas como biologia, botânica, meio ambiente e atividades ligadas à agricultura.”

2 – Inteligência lógico-matemática

dsc02627

Essa habilidade esta ligada a desafios de lógica e números. De acordo com o estudo, “são pessoas que conseguem identificar padrões, resolver e propor problemas matemáticos com facilidade.
A velocidade para resolver esses problemas é o que determina quanta inteligência lógico-matemática a pessoa tem.
O famoso teste de quociente de inteligência (QI) é baseado neste tipo. Esses gênios brilham naturalmente como cientistas, economistas, acadêmicos, engenheiros e matemáticos.
As grandes conquistas da humanidade envolvem vários tipos de inteligência – a matemática, por exemplo, foi fundamental na exploração espacial.”

3 – Inteligência intrapessoal

estatua-pensando

Essa tem a ver com pessoas tímidas ou retraídas. De acordo com Gardner, este tipo de inteligência é definido pela capacidade de nos conhecermos por meio da reflexão e autoanálise, como o caso de filósofos, teólogos e pensadores, por exemplo.

4 – Inteligência linguística

escrevendo

Essa diz respeito a pessoas que entendem o sentido de uma poesia ou de um conto antes de todo mundo. São pessoas que são mestres da palavra por conta da facilidade em escrever e conseguem chamar a tenção do leitor, quando escrevem um texto.

5 –  Inteligência interpessoal

Venezuelan President Hugo Chavez salutes during a military parade to commemorate the 20th anniversary of his failed coup attempt, on February 4, 2012, in Caracas. AFP PHOTO/JUAN BARRETO

De acordo com o psicólogo, “muita gente também a chama de inteligência emocional. Essas pessoas têm grande capacidade de lidar com grupos, compreendem bem as circunstâncias e problemas dos outros.
Este é o perfil de vendedores, professores, psicólogos, terapeutas, advogados e educadores. A inteligência também pode ser nociva. Um vendedor com grande inteligência interpessoal pode ficar esgotado com facilidade.

Poucos líderes foram tão polêmicos quanto o venezuelano Hugo Chávez, que tinha uma habilidade impressionante de mobilizar as massas.”

6 – Inteligência espacial

A professional photographer concentrating on getting the shot just right.

É aquela na qual é o destaque é a capacidade de observar o mundo e os objetos em diferentes perspectivas.
Essas pessoas criam imagens mentais com facilidade, desenham bem, identificam detalhes e têm grande senso estético.
Engloba profissionais como pintores, fotógrafos, designers, publicitários, arquitetos e aqueles de quem se espera criatividade.”

7 – Inteligência musical

musicaangus

Esta inteligência tem a ver com a sua capacidade de criação musical. De acordo com o psicólogo, “esses gênios podem ser identificados ainda bem jovens pela habilidade de acompanhar ritmos, tocar vários instrumentos, ler e compor peças musicais com facilidade.

O compositor Mozart é um bom exemplo. Mas há muita gente que considera música talento, não inteligência. Por que se você é bom com palavras é inteligente e com ritmos é talentoso? Ninguém nunca me respondeu. Todas as culturas têm alguma forma de música mais ou menos elaborada – e, para Gardner e seus colegas de Harvard, todos os indivíduos têm uma inteligência musical latente.
Algumas áreas do cérebro estão relacionadas à execução e composição da música. Como qualquer outro tipo de inteligência, você pode treinar e melhorar.”

8 – Inteligência corporal e sinestésica

511160-970x600-1

A capacidade de inteligência corporal é utilizada para expressar sentimentos através do corpo, enquanto que a inteligência sinestésica corporal é uma habilidade de saber usar bem ferramentas, por exemplo, que é o caso de bailarinos, atores, cirurgiões, artistas plásticos e atletas. Estas pessoas usam racionalmente suas capacidades físicas para realizarem atividades.

Qual destas inteligência é a sua?

10 coisas que se você entendeu é porque você é pobre

Artigo anterior

Essa é a posição sexual mais perigosa segundo a ciência

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido