Como seria o Brasil se Guilherme Boulos ganhasse a eleição?

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      05/07/18 às 13h49

Ei, caro leitor, você já sabe em quem vai votar nas eleições presidenciais deste ano? Como todos vocês sabem, as eleições presidenciais acontecem de 4 em 4 anos. É nesse momento que temos a chance de escolher, com muita sabedoria, o nosso candidato que passará 4 anos no comando do nosso país. Mas e você, já sabe quais são os planos de governo de todos os candidatos a presidência?

A Fatos Desconhecidos, com o intuito de trazer o conhecimento para os nossos leitores, criou uma série chamada "Simplificando", onde apresentamos um breve histórico e o plano de governo de cada candidato. Nós já fizemos matérias sobre os pré-candidatos Ciro Gomes e Lula, e hoje chegou o dia de Guilherme Boulos.

Você já conhece esse pré candidato do PSOL? A gente conta um pouco da vida e do plano de governo de Boulos, confira:

Sobre o pré-candidato

Antes de mais nada, vamos apresentar o pré candidato para vocês. Guilherme Castro Boulos nasceu no dia 19 de junho de 1982. Ele é filho de dois médicos e professores da USP. Guilherme se formou em Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Ah, ele também é psicanalista e leciona Psicanálise. Sendo assim, o cara é filósofo, psicanalista, professor e escritor.

Tudo começou quando ele, com 15 anos de idade, ingressou no movimento estudantil. Depois, com 19 anos de idade, Guilherme deixou a vida de classe média alta e resolveu abraçar a causa dos sem teto. Ele foi viver em um acampamento na periferia de São Paulo. Desde que conheceu o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ele continua militando por essas pessoas até hoje.

Guilherme Boulos ficou conhecido em 2003 quando participou da coordenação da ocupação de um terreno da Volkswagen, em São Bernardo do Campo.

Depois voltou a aparecer na imprensa em 2014, na esteira das mobilizações sociais em torno da Copa do Mundo, em especial a Ocupação Copa do Povo, realizada pelo MTST.

Em março desse ano, Guilherme Boulos resolveu ingressar no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) como pré candidato à Presidência da República. Sua candidatura irá incluir Sônia Guajajara como vice.

Propostas

Vamos! é o nome dado ao movimento do qual Boulos faz parte. O movimento é estatizante, antimercado e com um forte viés socializante. O Vamos! defende a necessidade de um pacote de medidas para recuperar o emprego e a renda.

O governo de Boulos, caso fosse eleito, usaria reservas internacionais e o compulsório dos bancos para fazer investimentos públicos que ajudam a movimentar a economia. O plano prevê também a redução drástica da taxa de juros. Também haveria a ampliação de crédito para a população com menor renda e pequenos empreendedores.

Também é ´revisto a reestatização de "setores estratégicos" (energia, abastecimento de água, telefonia e mineração). Ah, não podemos esquecer que plano de governo de Boulos prevê a revogação de todas as reformas feitas pelo governo Temer. Quais são? A PEC do Teto de Gastos Públicos, a Reforma Trabalhista, a Lei das Terceirizações e a Reforma da Previdência caso seja aprovada. Ele também acha que a Lei de Responsabilidade Fiscal também deve ser revogada com o objetivo de permitir que o Estado faça mais investimentos.

Como o próprio Guilherme Boulos escreveu em uma matéria no Carta Capital, ao todo serão cinco eixos: "democratização da economia; da política e do poder; da cultura e das comunicações; dos territórios e meio ambiente; e um programa negro, feminista e LGBT, buscando destacar a importância destas agendas para se chegar a um projeto popular".

Pois bem, caros amigos, até agora essas são todas as informações que conseguimos sobre o plano de governo de Guilherme Boulos. Esperamos que essa matéria possa ter trago mais informações sobre esse pré candidato. Mas o que você achou desse plano de governo? Não esqueça de deixar o seu comentário aqui embaixo!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+