Nos últimos dias todo mundo está ligado na Copa do Mundo, mas não podemos esquecer que esse ano teremos a chance de dar de vez um novo rumo ao Brasil. Mas e você, já sabem em quem vai votar? Já escolheu o seu candidato? Já leu o plano de governo de todos os candidatos a presidente? Caso sua resposta seja não, caro amigo, a Fatos Desconhecidos resolveu simplificar cada proposta dos pré-candidatos a presidência do Brasil.

Nós fizemos uma série de matérias chamada "Simplificando", onde vamos apresentar um breve histórico de cada candidato. Já fizemos matérias sobre as propostas do pré-candidato Bolsonaro e Ciro Gomes, e hoje trouxemos as propostas do possível pré-candidato do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo que até o momento siga inelegível após a condenação em segunda instância, o PT tem reafirmado a candidatura do ex-presidente e por isso nós trouxemos suas propostas. Confiram:

Sobre o pré-candidato

Antes de mais nada, vamos apresentar o pré-candidato. Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 1945 e foi o 35º presidente do Brasil. Ele foi eleito nas urnas e governou o país durante dois mandatos, entre 2003 e 2011.

Lula nasceu em Caétes, na cidade de Garanhuns, Pernambuco. Filho de lavradores, Lula tem mais 7 irmãos. Em 1952 Lula foi com sua família para São Paulo. Em 1956 Lula e sua família foram morar no bairro do Ipiranga na capital paulista.

Em 1964, ano do Golpe Militar, Lula foi demitido depois de discutir com seu chefe reivindicando aumento de salário. Em 1966, trabalhando nas Indústrias Villares, Lula passou a se envolver com movimentos sindicais e em 1975 foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo.

Publicidade
continue a leitura

Em 1978 foi reeleito e no dia 13 de março de 1979, Luiz Inácio Lula da Silva comandou uma greve que paralisou cerca de 180 mil operários do ABC Paulista. Em 1980, Lula comandou a fundação do Partido dos Trabalhadores – PT, formado pela classe operária, sindicalistas, intelectuais e artistas, com uma proposta socialista.

Lula disputou a Presidência da República em 1989, após 29 anos sem eleição direta para o cargo. Ele perdeu a disputa para Fernando Collor de Mello. Em 1994 e 1998 ele voltou a se candidatar, mas foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso.

No ano de 2002 chegava a hora de Lula ser presidente, e ele foi eleito com 53 milhões de votos. Em 2006 ele concorreu novamente, derrotando Geraldo Alckmin do PSDB.

Os mandatos de Lula trouxeram grandes avanços, mas também escândalos. Lula foi o primeiro presidente da república condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No dia 12 de junho de 2017, O juiz Sérgio Moro condenou o ex-presidente do Brasil a nove anos e seis meses de prisão.

Já no dia 24 de janeiro de 20187, por 3 votos a 0, o Tribunal Regional Federal confirmou a condenação de Lula e ainda aumentou sua pena para doze anos de prisão. Mas foi só no dia 5 de abril que o Supremo Tribunal Federal rejeitou o habeas-corpus preventivo que garantiria a liberdade de Lula. O juiz Sérgio Moro deu a Lula o um prazo para ele se entregar, mas Lula só se entregou no sábado, dia 7 de abril de 2018.

Propostas

Primeiramente vamos apresentar um vídeo do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, postado na página do Facebook do PT no dia em janeiro de 2018 e falando sobre como seria feito o plano de governo de Lula.

Publicidade
continue a leitura

O plano de governo foi apresentado em Curitiba, no dia 24 de abril. Foram apresentados a comissão, cronograma e metodologia criado pelo PT em conjunto com a Fundação Perseu Abramo e grande participação acadêmica e popular. O plano visa a retomada dos programas sociais e do legado dos governos do PT.

O partido lançou uma plataforma chamada O Brasil que o Povo Quer, onde foi feita através da consultado digital, a coleta de demandas e propostas dos cidadãos em consideração ao atual cenário político, social e econômico do povo brasileiro.

A partir desse material e com a ajuda de mais de 300 acadêmicos, estudiosos e intelectuais, sete eixos foram definidos como fundamentais para o plano de governo de Lula. Confiram os sete eixos abaixo:

1 - Sistema internacional, soberania e defesa nacional

2 - Participação popular, a liberdade, direitos e diversidade: que democracia queremos?

Publicidade
continue a leitura

3 - Integração e coesão nacionais e ofertas de serviços públicos nos diversos territórios: é possível construir um país mais justo para todos?

4 - O que é qualidade de vida para você?

5 - Como aumentar a nossa estrutura de bens comuns

6 - Como reduzir a desigualdade e garantir a inclusão social no Brasil

7 - Desenvolvimento econômico e sustentabilidade: como mobilizar recursos naturais e industriais gerando riqueza para todos

Até agora essas são as informações que nós conseguimos, tendo como fonte o site oficial do PT.

Em entrevista ao Portal UOL, o PT informou que o programa ainda não foi liberado publicamente, mas que entre os principais temas do programa está o "referendo revogatório", um compromisso assumido diante das medidas de ajuste econômico estabelecidas pelo atual presidente, Michel Temer. Entre elas está a reforma trabalhista e tetos de gastos, a PEC 55.

Pois bem, caros leitores, até agora essas são as informações que nós conseguimos sobre o plano de governo do pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Mas e você, gostou? Não esqueça de deixar a sua opinião aqui embaixo.

Publicado em: 29/06/18 15h53