Ciência e Tecnologia

Como a sua dor pode funcionar bem como uma ”previsão do tempo”?

0

Mas de que diabos essa Fatos Desconhecidos está falando? Desde quando dor no corpo pode fazer “previsão do tempo”? Calma, caros amigos, não estamos ficando malucos, a gente explica isso detalhadamente para vocês. Para explicar, vamos citar o caso de Roby Nichols, que tem artrite reumatoide desde os dois anos de idade, e hoje, com mais de 40, é capaz de perceber uma mudança no clima até dois dias antes de acontecer.

Mas como isso é possível? Segundo especialistas, uma simples mudança repentina na pressão barométrica ou no peso do ar, pode fazer as articulações ficarem inchadas. Pode até ter um lado positivo, porém, sentir dores toda vez que o clima muda não deve ser nada agradável.

Com quem isso acontece?

Esse tal inchaço nas articulações é doloroso,  acontece principalmente em quem tem artrite, isso porque existe uma quantidade alta de pressão e fluidos nas articulações. Quando as mesmas inflamam, qualquer fluido diminui a amplitude de movimento da pessoa.

Para Robyn, por exemplo, que vive em Illinois, nos Estados Unidos, o frio é algo normal, mas não a nevasca. Por causa de uma onda que surgiu entre 2010 e 2011, ele não pode sair de casa por uns dias. O tempo não tem efeito apenas nas pessoas com artrite. Alterações na pressão barométrica causam dor em pessoas que sofrem de sinusite, trombose venosa profunda (coágulos de sangue) e enxaquecas, é seu caso?

Se você tem sinusite, saiba que metade das pessoas que tem podem prever o tempo quando elas começam a sentir dores. De começo é apenas dores faciais e pressão no peito. Depois, elas se tornam sensíveis até a luz. Segundo os médicos, embora a melhor opção de um paciente quando confrontado com uma enxaqueca induzida pelo clima seja apenas “enfrentar a tempestade”, existem medidas que as pessoas podem tomar quando sentem as dores. Por exemplo, não tomar atitudes que desencadeiam ou pioram enxaquecas, como tomar vinho tinto, não pular refeições, dormir regularmente, se hidratar e se exercitar regularmente.

 

Segundo o site G1, é cientificamente comprovado que o frio provoca uma reação mais intensa nos neurônios e diminui também o fluxo de sangue para algumas regiões do corpo humano. E quando isso acontece, pode provocar dores. Sendo assim, caso você sinta seus dores nos joelhos ou em qualquer articulação, é melhor procurar um agasalho.

Em qual temperatura isso costuma acontecer?

Existem diversos estudos ao redor do mundo que relacionam determinadas dores a mudanças climáticas. Um estudo até estabelece a temperatura que mais desencadeia reações. “As temperaturas abaixo de 17°C, principalmente com clima mais nublado, aumentam a incidência de dor nas pessoas que têm essa predisposição”, afirma o ortopedista José Luiz Zabeu.

Para vocês terem uma ideia, em uma clínica especializada em dores agudas, a procura por atendimentos nos meses mais frios aumenta em até 40%. Fabrício de Assis, presidente latino-americano do Instituto Mundial de Dor, diz que as reações estão relacionadas a pressão atmosférica.

Sua teoria é bem parecida com a do estudo já citado acima. Quando o clima começa a mudar, a pressão atmosférica faz com que os neurônios fiquem mais sensíveis. Em pessoas com reumatismo, as células transmitem mensagens de dor a algumas partes do corpo.

“Existe uma diminuição do aporte de sangue para determinadas regiões, e isso no reumatismo é importante porque faz piorar a dor que piora a inflamação local também. São dois fatores: afeta a circulação local e essa mudança na pressão atmosférica”, afirma Fabrício de Assis.

Mas e você, sabia que dores no corpo podem indicar mudança no tempo? Comente!

Como colocar em prática a psicologia reversa e conquistar o que quiser?

Artigo anterior

Tomb Raider – Liberado o primeiro trailer oficial do novo filme de Lara Croft

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido