Curiosidades

Como surgiu o horóscopo?

0

O horóscopo é algo muito popular ao redor do mundo. Os primeiros registros feitos datam a partir do século 7 a.C. Naquela época, diversas pessoas se dedicavam a estudar o céu porque acreditavam que os astros poderiam influenciar na vida humana, especialmente na vida de recém nascidos.

É impossível falar do horóscopo sem falar sobre o surgimento do zodíaco, que teve o primeiro registro em 5 a.C. A palavra de origem grega significa “círculo de animais”, e era indicado pelo grande cinturão celeste que marcava a trajetória do Sol naquele período. Cada constelação por onde um astro transitava se tornou o símbolo de um signo.

Os signos como conhecemos atualmente foram padronizados na antiguidade por meio da influência de imagens da mitologia de babilônios, egípcios, gregos e romanos. Após ter definido uma influência fixa, o zodíaco fez surgir os horóscopo individuais com mapa astral, análise feita do céu no momento do nascimento de cada pessoa.

Já no início da Era Cristã foram definidos os padrões de cada signo. Isso foi possível por meio de observações sobre o temperamento em comum de pessoas nascidas no mesmo signo.

Além disso, devido a uma mudança na trajetória solar, houve modificações na astrologia e astronomia. Atualmente, o Sol passa por constelações que não fazem parte do zodíaco, diferente de antigamente. Por causa disso, foi incorporado Urano, Netuno e Plutão ao mapa astral.

Horóscopo: nomenclatura do signo de acordo com a mitologia grega

Os signos do horóscopo seguem a mitologia grega e podem ser divididos pelos elementos da natureza água, fogo, ar e terra. Assim, os signos de água são Câncer, Escorpião e Peixes. Os de fogo são Áries, Leão e Sagitário. Já os signos de terra são Touro, Virgem e Capricórnio. Por fim, os signos de ar são Gêmeos, Libra, Aquário.

Signos da água

Reprodução

O signo de Câncer teve seu nome inspirado em uma das 12 batalhas que Hércules participou. Nessa, Hera, esposa de Zeus, enviou um caranguejo para matá-lo, mas o animal foi morto. Para homenagear a coragem do bicho, seu nome foi eternizado como constelação. Em latim, o termo câncer significa caranguejo. 

Outro signo de água é Escorpião. Segundo essa metodologia, essa constelação foi originada depois de Apolo, deus grego da profecia, sentir ciúmes da amizade entre sua irmã Ártemis com o gigante Órion. Para acabar com a amizade deles, Apolo enviou um escorpião para provocar a morte do gigante por meio de sua picada. Em memória de Órion, Zeus decidiu homenagear o animal com a imagem no céu.

O último signo de água é Peixes. Conforme a lenda, Pan, Afrodite e seu filho Eros se transformaram em peixes para fugir do titã Tifon, que odiava água. Após isso, Atenas, deusa da sabedoria, criou a constelação para eternizar o sucesso da fuga.

Elemento fogo

Reprodução

A mitologia grega explica que o signo de Áries se originou da história de Frixo, filho rei de Atamas. Ele seria assassinado pela sua madrasta, Ino, mas foi salvo por um carneiro com lã de ouro, enviado por sua mãe, Nefele. Depois, o animal foi sacrificado e sua lã foi enterrada no pomar de Ares, o Deus da Guerra, que é a inspiração para o nome do signo 

A lenda do signo de Leão envolve Hércules. Em uma batalha, ele lutou com o animal, o matou e depois disso fez um manto com sua pele. Para homenagear a vitória, Zeus desenhou um constelação com a forma do leão.

Já Sagitário tem sua mitologia ligada a Quíron, o mais sábio dos centauros. Ele foi morto acidentalmente depois de ser atingido por uma flecha de Hércules. Por causa de sua sabedoria, Zeus criou a sua constelação.

Signos da terra

Pixabay

A imagem do Touro é originada do mito grego em que Zeus assume a forma do animal para conquistar uma princesa que ele desejava.

Já o signo de Virgem, na mitologia grega, está ligado à deusa da justiça, Virgo. Devido às guerras entre os homens, ela adoeceu. Ao chegar no céu, ela foi homenageada por Minerva, Deusa da Sabedoria, que criou o desenho da constelação.

O animal que representa o signo de Capricórnio é uma cabra com rabo de peixe. Esse símbolo representa Pan, deus da natureza, que morreu enquanto tentava fugir de Tifon. Isso porque ele não conseguiu se transformar inteiramente em peixe ao pular na água.

Elemento ar

Reprodução

De acordo com a lenda Grega, o signo de Gêmeos está ligado aos irmãos Castor e Pólux, filhos de Zeus, que se apaixonaram por duas garotas que já eram comprometidas. Para conquistá-las, eles teriam lutado na Guerra de Troia. No combate, Castor morreu, e Pólus, devastado, pediu para Zeus matá-lo também. Então, o pai decidiu homenagear os filhos com a constelação de Gêmeos.

Já o signo de Libra representaria a balança utilizada por Virgo para pesar a alma dos homens, e decidir se eles iriam para o submundo ou para o céu.

Finalmente, o signo de Áquario teve seu nome assim escolhido devido ao período de muitas chuvas no antigo Oriente Médio. Por isso, seu símbolo é um homem que está derramando um jarro de água.

Fonte: O Povo, Cini

Satélite brasileiro é lançado ao espaço

Artigo anterior

O que se sabe sobre o vulcão em Tonga

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido