Curiosidades

O que se sabe sobre o vulcão em Tonga

0

Um vulcão submarino próximo a Tonga entrou em erupção pela terceira vez em quatro dias. Isso ameaça potencialmente a capacidade dos voos de vigilância para diminuir os danos depois da enorme erupção e do tsunami em 15 de janeiro de 2021.

De acordo com o centro meteorológico da Austrália, uma grande erupção ocorreu no vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, em 17 de janeiro, porém nenhum alerta de tsunami foi emitido.

A erupção de sábado pode ser considerada a maior registrada no planeta nos últimos 30 anos. Imagens do espaço mostram a erupção em tempo real, momento em que uma enorme nuvem de cinzas, gás e vapor foi expelida a até 20 quilômetros na atmosfera, assim como as ondas de tsunami, que quebraram o Pacífico.

As ondas do tsunami também foram registradas na costa oeste dos Estados Unidos, na Nova Zelândia, no Japão e no Peru.

Uma grande preocupação é o ar contaminado e o acesso à água potável para as pessoas que vivem nas ilhas periféricas de Tonga.

O vulcão  de Tonga

Twitter: Sakak Moana

Tonga é um país com mais de 170 ilhas no Pacífico Sul e é habitado por aproximadamente 100 mil pessoas. O vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai. Localizado a cerca de 30 quilômetros a sudeste da ilha Fonuafo’ou de Tonga, o vulcão está abaixo da água, entre duas pequenas ilhas de 2 mil metros de altura do fundo do mar, tendo aproximadamente 100 metros visíveis acima do nível do mar.

No ano de 2009, uma erupção enviou nuvens de vapor e cinzas para o ar, que criou novas terras acima da água. Já no ano de 2015, uma erupção formou uma nova ilha com 2 quilômetros de largura, fato que uniu as ilhas de Hunga-Tonga e Hunga-Ha’apai.

Enquanto isso, a erupção mais recente se iniciou em dezembro de 2021, quando nuvens de gás, vapor e cinzas subiram aproximadamente 12 quilômetros no ar. O vulcão entrou em erupção novamente em 14 de janeiro e no dia 15 uma grande erupção criou ondas de choque ao redor do mundo, o que provocou tsunami em todo o Pacífico.

O tsunami surgiu na maior ilha de Tonga, Tongatapu, com ondas de 1,2 metros. Além disso, alertas de tsunami também foram emitidos em Fiji, Samoa e Vanuatu, assim como em algumas partes da Nova Zelândia, Japão, Peru, nos Estados Unidos e na Colúmbia Britânica do Canadá.

A nuvem de cinzas

Serviços Geológicos de Tonga

No fim de semana uma grande nuvem de cinzas vulcânicas cobriu Tonga, assim, escurecendo e cobrindo o céu de Nuku’alofa com uma espessa poeira vulcânica. Essa nuvem teria contaminado o abastecimento de água potável da região, por isso a preocupação é se a água e o ar de Tonga são seguros nesse momento.

A nuvem de cinzas ficou visível em Fiji, Vanuatu e Nova Caledônia, em 16 de janeiro. Já no dia 16, ela chegou no estado de Queensland, na Austrália, segundo o serviço meteorológico local.

Por causa dessas nuvens, diversos voos da Austrália, Nova Zelândia e Fiji para Tonga foram adiados.

Qual a devastação?

Até o momento não foi informada a extração dos danos permanentes, principalmente porque as comunicações não foram reestabelecidas.

Porém, o presidente da Câmara do país, Lord Fakafanua, disse que várias áreas foram afetadas por “substanciais cinzas vulcânicas”, ainda assim, a “extensão total do dano causado a vidas e propriedades continua desconhecida”.

Fonte: CNN

Como surgiu o horóscopo?

Artigo anterior

Por que a Lua está se afastando da Terra?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido