Curiosidades

Como vai funcionar a primeira montanha-russa em 4D do mundo?

0

Se você é daqueles que adora adrenalina, com certeza, adora um parque de diversões. E a sua atração favorita, provavelmente, é a montanha russa, afinal, é um dos brinquedos mais legais de todos. Mas acontece que todas elas fazem praticamente a mesma coisa. Mas, os fabricantes de brinquedos desse tipo sempre investiram em inovações, como pistas maiores, mais altas e mais rápidas. Mas isso não parecia ser suficiente e uma empresa desenvolveu uma montanha russa diferente de tudo o que você já viu. O novo brinquedo é uma montanha russa em 4D, sendo então a primeira do tipo. Do mesmo modo, prometendo fazer a alegria dos mais corajosos.

Recentemente, aconteceu a Expo 2019 IAAPA (Associação Internacional de Parques de Diversões e Atrações) e a empresa S&S Technologies apresentou ao mundo a sua nova montanha russa. Batizada de “Axis Coaster”, o brinquedo reimagina tudo o que já existe quando se trata desse tipo de atração. Ela não é nem de longe a mais rápida ou mais alta, contudo, a Axis Coaster aposta nas sensações para proporcionar uma experiência única às pessoas.

A montanha russa

A Axis Coaster não é uma montanha russa comum, mas também não é a mais alta, nem a mais longa. A sua proposta de atratividade fica por conta das sensações, que as pessoas irão vivenciar durante o passeio, que usam a força da gravidade para tornar o trajeto ainda mais emocionante.

Estamos falando de uma montanha russa quadridimensional (4D), esse formato não é bem uma novidade, e já existe desde 2002. Esse novo formato oferece uma rotação independente dos assentos em relação à direção da pista. Isso devido ao eixo transversal. O nome é derivado das três dimensões que existem, mais a volta dos assentos, que proporcionaria a quarta dimensão.

É possível encontrar esse formato de atração similar na Espanha, com o Inferno em Terra Mítica, ou nos Estados Unidos, com o X2 da Six Flags Magic Mountain. Nesses dois casos, a pista está na área lateral dos assentos, o que faz com que eles girem em relação ao seu eixo vertical, na direção da pista.

Mas o que tona a Axis Coaster única é uma alteração que mistura o conceito de 4D, com montanhas russas voadoras. Ou seja, isso quer dizer que a pista percorre os trilhos e pendura os assentos. Algo que ficou conhecido também como montanha russa sem chão. O diferencial da Axis é que os assentos giram em 360 graus, horizontalmente no sentido horário e vice-versa. Essa é a proposta inovadora, que havia sido feita antes para uma montanha russa quadridimensional.

O projeto

A empresa S&S trabalhou durante dois anos e meio, para tirar essa proposta do papel. Segundo eles, foram utilizadas ferramentas atuais de design, auxiliadas por um computador e novas análises de engenharia. E o resultado não poderia ser melhor, algo totalmente novo, nunca visto antes em nenhuma montanha russa existente.

A Axis tem um design predefinido, que consiste em uma pista de 622 metros de comprimento e 33,2 metros de altura. Serão três trens, cada um com capacidade para 12 pessoas. A rota da volta duraria cerca de 78 segundos, a uma velocidade de 85 km e 3,5 forças G. Ou seja, um passeio e tanto, o que definitivamente não é para todos.

Até o momento, não há informações sobre parques de diversão que adquiriram a Axis Coaster. Mas por se tratar de uma novidade desse tipo, o hype é alto. Então, não deve demorar para a mesma ser anunciada em grandes parques de diversões.

Enfim, o que você achou da montanha russa 4D? Teria coragem de ir nesse brinquedo? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Todos os dias antes de ir para o colégio, criança ajuda cervo cego a procurar comida

Matéria anterior

Conheça o novo herói que será introduzido na série Falcão e Soldado Invernal

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar